subscribe: Posts | Comments

leader

“Nise – O Coração da Loucura”, em abril

0 comments
"Nise - o Coração da Loucura"

“Nise – o Coração da Loucura”

Neste mês de fevereiro de 2016, a médica psiquiatra Nise da Silveira estaria completando 111 anos de idade. Ela que foi aluna de Carlos Jung e que revolucionou a psiquiatria brasileira no século XX, terá um testemunho de sua importância projetado nas telas dos cinemas do Brasil em abril.

Gloria Pires faz o papel da médica alagoana no filme “Nise — O Coração da Loucura”. No longa já premiado no Festival de Tóquio e no Festival do Rio, a atriz conta a história da mulher que revolucionou a psiquiatria no Brasil com terapia ocupacional, substituindo a agressividade de tratamentos como lobotomia e eletrochoque por arte e afeto.

Cena de "Nise - O Coração da Loucura". (Foto: divulgação)

Cena de “Nise – O Coração da Loucura”. (Foto: divulgação)

“Nise — O Coração da Loucura” mostra a trajetória de Nise no Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Hoje em dia, o antigo hospital é o Instituto Nise da Silveira do Engenho de Dentro, onde o filme foi gravado por dois meses. Lá, foram revelados grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz.

Dirigido por Roberto Berliner, Nise — O Coração da Loucura mostra o momento em que esses “clientes” do hospital descobriram a tinta, o pincel e o barro e se transformaram em referências da arte nacional. Até hoje, o Instituto Nise da Silveira expõe os trabalhos desses artistas, com mais de 350 mil obras no acervo.

Clique aqui e assista ao  trailer oficial de “Nise – O Coração da Loucura”

Nise da Silveira  – se formou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1926, onde era a única mulher em uma turma de 157 alunos. Envolvida com os círculos marxistas da época, ela acabou presa por quase dois anos durante a Era Vargas, dividindo a cela com Olga Benário. O seu retorno ao trabalho no Hospital Psiquiátrico Pedro II é o pontapé inicial de Nise — O Coração da Loucura.

O longa estreia no dia 21 de abril e conta também com Zécarlos Machado, Fabrício Boliveira, Roberta Rodrigues e Zezeh Barbosa no elenco.

Veja como o comentário sobre a premiação de “Nise” no Festival de Tóquio.

Saiba mais sobre Nise da Silveira e sua obra. Clique aqui.

Entrevista concedida por Nise da Silveira , em 1994.


 

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *