subscribe: Posts | Comments

leader

Pepe Mujica vem aí!

0 comments

–  A convite da Unila e da Itaipu, o ex-presidente do Uruguai visitará Foz do Iguaçu em março  –  

José-Mujica2

José “Pepe” Mujica: “Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.”

A aula inaugural da Unila promete. Para marcar o início do ano letivo, a Universidade Federal de Integração Latino-Americana convidou José Mujica, ex-presidente do Uruguai. Ele falará sobre “Integração e desafios de hoje na América Latina”, dia 15 de março, no Cineteatro dos Barrageiros, no Parque Tecnológico de Itaipu.

A agenda em Foz do Iguaçu do ex-guerrilheiro tupamaro que se popularizou pelo despojamento quando alcançou o poder, será mais extensa e incluirá uma entrevista coletiva no mesmo dia. Depois cumprirá um cronograma que ainda está sendo detalhado pela diretoria da Itaipu, parceira da Unila no convite a “Pepe” Mujica.

Assista ao vídeo da BBC sobre a vida simples, feito quando ainda era presidente.

Mujica governou o Uruguai entre os anos de 2010 e 2015. Chegou ao posto de presidente pela coligação “Frente Ampla’, elegendo-se com quase a metade dos votos uruguaios. Na presidência, teve exitos limitados no gerenciamento econômico do país, ainda assim manteve coerência com seu discurso em defesa de mudanças que beneficiasse a maioria de seu povo. No campo das liberdades individuais, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apoiou a legalização
do aborto e da maconha.

O brilho de Mujica também cresceu perante a opinião pública internacional com as suas atitudes em relação às benesses do poder. Durante sua permanência no governo do Uruguai, recusou moradia no palácio presidencial, mantendo-se na pequena casa de sítio com a esposa. Doou a maior parte de seus salários à caridade e dispensou o transporte oficial, deslocando-se para o trabalho com o Fusca ano 1978.

É dele, a reflexão: “Inventamos uma montanha de consumo supérfluo, e é preciso jogar fora e viver comprando e jogando fora. E o que estamos gastando é tempo de vida. Porque quando eu compro algo, ou você, não compramos com dinheiro, compramos com o tempo de vida que tivemos de gastar para ter esse dinheiro”.


Guatá/ com H2Foz

 

 

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *