subscribe: Posts | Comments

Retina Latina

0 comments

  – Cinema latino-americano ganha plataforma gratuita para expandir público  –  

Retina Latina: o cinema sul americano gratuito.

Retina Latina: o cinema sul americano gratuito.

Depois do grande sucesso alcançado pela Netflix, muitos países decidiram criar suas próprias plataformas de streaming, que é uma forma de transmissão de som e imagem (áudio e vídeo) através de uma rede qualquer de computadores sem a necessidade de efetuar downloads do que está se vendo e/ou ouvindo, pois neste método a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário.

Nessa onda surgiu o Retina Latina, site feito pela Colômbia em parceria com Bolívia, Equador, Peru, México e Uruguai.  Ela é uma promissora plataforma gratuita que está no ar há pouco mais de 6 meses. O projeto foi encabeçado pelo governo colombiano e conta com a parceria de países como a Bolívia, Equador, Peru, México e Uruguai, no intuito de fomentar e dar maior visibilidade à produção audiovisual latino-americana. Convidado, inicialmente o Brasil, por intermédio da Ancine, optou por não aderir, alegando o custo como principal problema. Agora estuda rever a sua posição e aderir, assim como o Chile.

Atualmente são quase 11.000 usuários inscritos e cerca de 80 filmes, entre longa e curtas-metragens, para deleite dos cinéfilos. A intenção dos organizadores é, a médio prazo, incluir itens do ótimo cinema argentino na lista.

As obras disponibilizadas, em geral, representam épocas e gêneros distintos da cinematografia dos países envolvidos. Portanto, nem sempre você encontrará aquele tão esperado lançamento. Há também pequenos ciclos que envolvem filmes com alguma temática em questão, a exemplo da “Semana del Cine Colombiano 2016” e do “Cuando el cine latino-americano da pelea: historias que reivindican derechos”, que estão em evidência.

 

O serviço do Retina Latina é todo gratuito e para utilizá-lo, basta fazer um cadastro. Ele é simples e rápido: basta acessar o site www.retinalatina.org e preencher um pequeno formulário. Logo após, faça o login e comece a desfrutar do conteúdo, que apesar de ainda pouco expressivo em quantidade, já é entusiasta em qualidade.

Clique aqui para fazer sua inscrição no Retina Latina.


 

Com eltiempo

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *