subscribe: Posts | Comments

leader

“Paradiso”

0 comments

  –  Documentário quer contar um pouco da história de Foz a partir de cinemas.
Iniciativa de alunos da Unila, produção deve ser lançada ainda este ano  –

Star, a sala de cinema dos iguaçuenses durante décadas do século XX. (foto: reprodução)

Star, a sala de cinema dos iguaçuenses durante décadas do século XX. (foto: reprodução)

Mostrar o desenvolvimento de Foz do Iguaçu a partir da história de seus cinemas. Essa é a proposta do documentário “A cidade projetada”, que está sendo finalizado por um grupo de estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

A iniciativa partiu de João Paulo Pugin, Tiago Fratari, Carlos Cezare, Sheyla Montoni e Mijail Valdivieso como trabalho para uma disciplina do curso. Segundo Pugin, foram entrevistados ex-barrageiros e pessoas ligadas ao Cine Star, ao Cine Salvatti e ao popular “Balança, mas não cai”.

“Tivemos a orientação do professor Bruno López. Iniciamos a pesquisa em jornais antigos e revistas. Depois fomos aos prédios onde eram esses cinemas e descobrimos, entre outras coisas, antigos cartazes dos filmes e um rolo de película de um filme antigo”, contou.

O documentário foi produzido entre fevereiro e junho de 2014, mas ainda serão gravadas duas entrevistas. A intenção é finalizá-lo e lançá-lo ainda neste ano. “Como nos graduaremos no fim de 2015, seria uma possibilidade do curso de Cinema e Audiovisual dar um retorno à comunidade que o acolheu”, complementou o estudante.

Para se ter uma ideia de como a produção ficará, foi editado um teaser de cinco minutos, também exibido para avaliação do professor. Confira um pouco de como será o documentário “A cidade projetada”.


 

Douglas Furiatti/H2Foz

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *