// Você tem fome de quê? | Guatá

subscribe: Posts | Comments

Você tem fome de quê?

0 comments

Tirando de Letra promove literatura e arte na Feira do Bosque Guarani.
Mantido pela associação Guatá, o projeto oferece ações gratuitas
para estimular a leitura e a escrita

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na cesta da feira, literatura, livros, exposições e fragmentos de contos, textos e poesia. Os produtos literários são compartilhados gratuitamente em feiras livres de Foz do Iguaçu, pelo projeto Tirando de Letra, da associação Guatá. A atividade nas feiras tem o apoio da Fundação Cultural e visa popularizar a leitura e incentivar a expressão das pessoas por meio da palavra escrita. Na última sexta-feira, 28, a iniciativa cultural foi realizada na Feira do Bosque Guarani.

O programa dispõe de acervo de livros, revistas, quadrinhos, cordéis e uma vasta variedades de impressos com trechos de obras, contos, crônicas, poemas e textos de opinião. As exposições apresentam fragmentos literários, poesias, artes visuais e fotos históricas de Foz do Iguaçu. As atividades são realizadas por mediadores de leitura, responsáveis pela interação entre os leitores e pelo apoio à produção de textos elaborados pelos visitantes.

Adrian: eu não sabia que você podia abrir a geladeira e encontrar livros para ler. (Fotos: Áurea Cunha)

Adrian: eu não sabia que você podia abrir a geladeira e encontrar livros para ler. (Fotos: Áurea Cunha)

O estudante Adrian Ricardo Pereira Bus, de 11 anos, frequenta a Feira do Bosque Guarani acompanhado da tia e surpreendeu-se com a banca literária, principalmente com a geladeira que guarda livros e revistas, parte dos recursos do programa para difundir a leitura.

“Achei muito criativo, uma geladeira para guardar livros”, conta. “Aprendemos sobre poesia, fizemos boneca de pano, ouvimos histórias e brincamos”, complementa o estudante.

Durante a realização do projeto Tirando de Letra na Feira do Bosque Guarani, foi realizada oficina de confecção de bonecas Abayomi, voltada para o público infantil. “Abayomi, em língua Iorubá, significa aquilo que eu tenho de mais precioso e que dou para quem eu amo”, explica a mediadora de leitura Angélica Pereira, da associação Guatá. “As bonecas abayomi tem um histórico ligado ao tráfico de escravos; é feita de pedaços de tecidos apenas amarrados e representa várias etnias, por isso não tem rosto definido”, informa.
tl-feira-bosque-leitura-interagirLeitura e cidadania – As atividades do projeto Tirando de Letra são baseadas em trocas e mediações de informações, conhecimentos e impressões. A intenção, além de incentivar a leitura crítica e reflexiva, é partilhar diferentes interpretações da realidade e do universo literário ficcional, respeitando e valorizando as visões de mundo e a bagagem cultural de cada pessoa. Popular, democrático, o ambiente das feiras livres é terreno fértil para as leituras do mundo.

À feira com os amigos, um de El Salvador e outro do Paraguai, o estudante mineiro Daniel Lopez considera a iniciativa da associação Guatá uma forma de promover o acesso à leitura. “É importante que o livro e a leitura estejam em todos os lugares para que as pessoas possam ter acesso, preferencialmente, em atividades gratuitas. Também complementa as atividades da feira. As pessoas vêm para suas compras e levam um pouco de cultura”, destaca.

Tirando de Letra – É é um programa permanente da associação Guatá, com o objetivo de incentivar o gosto e o hábito pela leitura e a produção de textos. Com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, até dezembro deste ano o projeto realizará 15 intervenções em feiras livres e eventos culturais para a comunidade. Realizado desde 2005, Tirando de Letra foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Mídia Livre (2011) e como Ponto de Cultura, selecionado em edital para a realização do projeto de 2013 a 2015. Em 2016, a Guatá desenvolveu o “Epidemia de Poesia no transporte urbano”, com intervenções no Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu.


Guatá / texto: Paulo Bogler / fotos: Áurea Cunha

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *