subscribe: Posts | Comments

leader

Para lhe dizer de uma alegria

2 comments
  –  Apresentação da revista Escrita 46. Um texto de Silvio Campana  –

 

Capa da revista Escrita 46. Foto de Áurea Cunha. A edição reúne trabalhos de 27 autores.

Começamos a Escrita 46 com Mário Benedetti nos dizendo da “Defesa da Alegria”. Ainda mais além das mesquinharias e retrocessos do mundo. Contra elas todas, o escritor uruguaio prega que seja defendida com unhas e dentes a alegria de viver. Me parece que também quer dizer que esta seja possível para todos e não para uma minoria, dona dos privilégios.

Os tempos são duros. No mundo inteiro, a ameaça da guerra e seu conseguinte comércio assustam e fazem refém ao planeta. Enquanto os donos do tabuleiro imperial refestelam mais lucros e poder, fome e obscurantismo tomam milhões.

Como se não bastasse a insanidade que veste as relações internacionais, no Brasil a ambição e a hipocrisia sentaram à mesa com a classe dirigente. Vendilhões se aglomeram e se maquiam ocupando os postos mais nevrálgicos do País. Enquanto mudam de pele, ameaçam a frágil democracia e atacam os direitos do povo, aos acordos mais espúrios e aos golpes mais rasteiros.
Os tempos são duros, realmente. Mas o poeta já alertava para as armadilhas que se tem de transpor na luta por um estado mais autêntico do tal sorriso pleno. Não há outra saída a não ser caminhar e defender o sonho de transformar a realidade. É justo entrincheirar-se, sim, pela resistência do direito à vida ao tempo em que também se valoriza o que é mais caro nisso tudo, que é a expressão liberta.

Pois é o que tentamos mais uma vez fazer em uma edição de Escrita. Nessas poucas páginas, um mar para se navegar. Um mar feito no mosaico das expressões de muita gente, alguns inéditos na coleção da Guatá.

Poesia, muita poesia, ordena informação, memória e reflexão sobre o que estamos a construir. Fotografia, desenho, crônicas e poemas mostram o jeito de muitos amigos defenderem a alegria, afinal. O que esperamos de você, leitor, é a disposição de interpretá-los, entrincheirar sua opinião e gritar também.

Boa leitura!

______________________
Silvio Campana é jornalista e editor da revista Escrita

468 ad
  1. Que reflexão! Capaz maravilhosa!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *