subscribe: Posts | Comments

Escrita 47, diário de bordo

2 comments

  –  A revista da Guatá chega ao número 47. A edição de maio traz na capa nossa homenagem às populações originárias da América do Sul.  –

A edição começa com uma foto importante pra nossa maneira de estar nesta fronteira. Aqui, antes de tudo, nossa reverência às culturas originárias e seus direitos. A fotografia de Taisa Lewitzki, produzida em 2014, quando ainda era estudante da Unila, em Foz do Iguaçu.

A foto, reproduz uma cena cotidiana da aldeia Jacy Porã, de M’byas Guarani, no território argentino. É ao mesmo tempo, homenagem e  um grito por atenção de quem mora na fronteira trinacional.

A cultura dos Guarani está viva, dinâmica. Indica cores e musicalidade para o verde e o ocre das terra ribeirinhas do Iguazú. E o povo resiste e luta ao seu modo e pelo seu modo. Respeito e direitos, já!

Tais, agora antropóloga formada, cursa mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Divide seu tempo entre os assuntos acadêmicos e o desenvolvimento de um trabalho de organização e propagação da cultura em Góes Artigas, uma comunidade rural no município de Inácio Martins, na região Centro Sul do Paraná. Lá, Taísa e vizinhos seus,  organizam uma trincheira importante para defender os saberes do povo e uma leitura universal do existir.

A atividade é “A Casa da Cultura”, um projeto permanente e comunitário que visa oferecer atividades culturais associadas a educação popular, por meio da leitura, do audiovisual, de práticas agroecológicas, da economia solidária e de oficinas de formação. No momento está funcionando a Biblioteca Comunitária e o Cine Prosa.
MAIS DA 47 – A revista que começa no olhos da Taisa Lewitzki tem muito mais. Acompanham-na na edição 47, dezenas de outros autores e suas expressões imprescindíveis para o caminhar da Guatá.

OLHOS – Alana Carla Hauptt Centine Borges, Alejandra Morales, Amanda Engel, Áurea Cunha, Carla Santos, Dias Gomes Fernando, Dieguito, Flávio Júnior, Lalan Bessoni, Taisa Lewitzki e Yuma Martellanz.

PALAVRAS – Alana Carla Hauptt Centine Borges, Angélica Pereira, Áurea Cunha, Carla Santos, Cristiane Grando, Emílio dos Santos Fernandes Júnior, Gabriel Cortilho, Gime Machado, Iara Rossini Lessa, Maria Zaraco Robertti, Marcio Renato dos Santos, Mona Lisa da Silva, Paulo Bogler, Rafaela Martins, Silvina Sosa, Silvio Campana, Valentina Rocha Virginio, Victória Nogueira e Yuma Martellanz.

Esperamos você a bordo. Venha navegar.

________________
Revista Escrita 47 é uma publicação da Associação Guatá – Cultura em Movimento, sediada em Foz do Iguaçu, Pr.

468 ad
  1. Cynthia Lopes says:

    Apaixonada pela temática multicultural da Revista&Movimento Cultural de vocês do Guatá! Parabéns pelo trabalho incrível.

    • Cynthia, ficamos emocionados com suas palavras. A revista Escrita e a Guatá – Cultura em Movimento como um todo são materializações de atitudes colaborativas. Para que isso se edifique a cada número, a cada banca de leitura na rua, dezenas de autores como você dispõem de suas expressões que enriquecem nossas páginas e ações. Gracias por tudo, muchacha. Você também é parte desta caminhada!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *