subscribe: Posts | Comments

leader

A diversidade no palco

0 comments

  –  A UEPG abre oficialmente a semana do teatro em Ponta Grossa, iniciativa que marca os 45 anos do Fenata. Programação do festival vai até 16 de novembro, com espetáculos que salientam a reflexão sobre a diversidade  –

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre a semana do teatro em Ponta Grossa. Trata-se da 45 edição do Festival Nacional de Teatro – Fenata. (Foto: Divulgação UEPG)

 

De 8 a 16 de novembro, Ponta Grossa sedia o Festival Nacional de Teatro pelo 45 ano. A organização é da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex/DAC) da UEPG, universidade estadual pública daquela cidade paranaense, em parceira com instituições e empresas, por meio de leis de incentivo à Cultura e ao Turismo.

A abertura da mostra competitiva, categoria adulto, traz a apresentação da peça ‘A Moratória’, texto clássico da dramaturgia brasileira, escrito por Jorge Andrade. Esse espetáculo deu origem ao Fenata em 1973, então dirigido pelo teatrólogo e ator Telmo Faria, coordenador do Grupo de Teatro Universitário da UEPG. “A Moratória” apresenta as fatalidades da família de Joaquim que, devido à crise do café em 1929, contraiu dívidas e sua fazenda foi a leilão, tendo uma moratória concedida pelo governo como a esperança de recuperá-la.

ESPECIALMENTE – A remontagem e adaptação, criada especialmente para a abertura da 45ª edição do Fenata, tem sua trajetória no Centro de Estudos e Pesquisa Cênica Integrada (CEPCI), da escola de teatro CECI. A realização, em parceria com a organização do Fenata, iniciou em abril de 2017, focado no trabalho do ator, imagens poéticas e teatralidade contemporânea. O espetáculo tem a classificação etária de 16 anos e acontece às 20 horas.

São mais de 206 mostras, desde Mazzaropi no lançamento no Cine-Teatro PAX, nos dias 27 e 28 de setembro, até O Buraco da Lacraia, no encerramento, dia 16 de novembro.

DIVERSIDADE – Este ano o Fenata traz uma abordagem inédita salientando questões sobre a diversidade. Segundo o coordenador do Festival e diretor de Assuntos Culturais, Wilton Paz, os temas dos espetáculos foram selecionados com o objetivo de propor aos espectadores uma reflexão sobre respeito às diferenças.

“O festival trouxe uma grande pluralidade nas temáticas das peças e muitas delas abordarão assuntos cotidianos que têm sido tratados como tabu”, explica. “A Arte, assim como um bom vinho ou um bom queijo, não é para todos os paladares, mas deve ser sentida e apreciada, comparada e degustada em toda a sua essência para se ter conhecimento e opção de escolher aquilo que lhe agrada”, completa o coordenador.

BONECOS E ANIMAÇÃO – Desde o ínicio de novembro, as mostras Especial e Infantil/Bonecos & Animação estão acontecendo nas escolas e instituições assistenciais de Ponta Grossa. Estes espetáculos antecederam às mostras de teatros de rua, teatro adulto, Telmo Faria e Campos Gerais.

Das 197 apresentações que acontecerão, somente 17 cobram ingressos. Os valores são de R$16,00 a inteira (adulto e Telmo Faria); e meia entrada para estudantes, espectadores acima de 60 anos, doadores de sangue, funcionários da UEPG e das empresas patrocinadoras; e R$5,00 para estudantes de ensino superior de qualquer instituição.

Além do espetáculo de abertura, nesta quarta-feira, acontece às 22h30 no Teatro do Campus Central da UEPG, o espetáculo A Comédia da Panela. O restante da programação está disponível no site http://www.uepg.br/fenata/. Os ingressos podem ser adquiridos no endereço (http://www.uepg.br/fenata/45/html/ingressos.html).

 

RENÚNCIA FISCAL MUNICIPAL INTEGRA FINANCIAMENTO DO FENATA O projeto do 45º Fenata conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo (n° 12.066 – Decreto n° 10.670/2015), que dispõe sobre benefício fiscal e municipal (ISS e IPTU) para incentivadores de eventos geradores de fluxos turísticos para o município de Ponta Grossa. É também aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ponta Grossa oferecendo aos patrocinadores os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura – Lei Bepe; além da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. São parceiros do festival a Fundação Municipal de Cultura, o CECI – Centro de Estudos Cênicos Integrados e o Grupo Porto Brasil. Apoiam o evento a Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, TV Educativa, TVM e os cursos de Turismo, Artes Visuais, Jornalismo e Turismo da UEPG, Acadêmicos Voluntários de diversos outros Cursos Superiores, os Projetos FocaFoto e o Projeto Cultura Plural. O processo de captação de recursos/patrocínios e parcerias se estende até 31 de dezembro de 2017, ficando as marcas não veiculadas no material desse ano, divulgadas na próxima edição do FENATA.

 

Para mais informações sobre o 45 Fenata:
e-mails 45fenata.uepg@gmail.com ou fenata@uepg.br,
ou ainda através dos telefones (42)3220-3495 e 3220-3273

________________________________________
AEN Pr.

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *