subscribe: Posts | Comments

leader

Deliberação iguaçuense

0 comments

  – Conferência de Cultura acontece em dezembro.  Encontros preparatórios têm início neste sábado  –

 

Artistas, produtores culturais, gestores públicos e toda a população terão um mês de intenso debate sobre os rumos da cultura em Foz do Iguaçu, com a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro começa no dia 08 de dezembro, às 19:30 horas, na Fundação Cultural, sendo precedido de 06 pré-conferências em várias regiões.

 

A conferência é organizada pelo CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais), com o apoio da Fundação Cultural. O objetivo é avaliar e discutir as políticas públicas de cultura e eleger as organizações da sociedade civil para compor o conselho. O conjunto de propostas e diretrizes aprovadas definem a ação governamental do município na área artística e cultural.

 

O tema central da conferência é “Democratização de políticas públicas de cultura: linguagens, identidades e diversidade na contemporaneidade”. Os debates girarão em torno de 5 eixos: Qualificação da gestão cultural e economia criativa, Criação e fortalecimento de redes de cultura, Marcos legais e o Sistema Municipal de Cultura, Democracia cultural e Identidade e diversidade cultural.

 

O presidente do Conselho de Cultura, José Luiz Pereira, destaca a importância da participação da comunidade nos espaços de diálogo. “São momentos para toda a população se manifestar, na conferência e nos encontros preparatórios, e apresentar propostas e demandas para o desenvolvimento cultural em nossa cidade”, afirma Pereira.

 

Para o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, a Conferência de Cultura é um canal de diálogo direto entre o Poder Público e a sociedade civil. O encontro possibilita propostas para o aprimoramento dos instrumentos que compõem o SMC (Sistema Municipal de Cultura), mecanismo que norteia as políticas públicas.

 

“As conferências sempre trazem um rico debate que ajuda a gestão pública a identificar demandas, corrigir rumos e implementar medidas que resultem em melhorias para o meio cultural”, afirma Juca Rodrigues. “É importante que artistas, produtores culturais e toda a população participem dessa discussão”, conclui.

 

Pré-conferências

A Comissão Organizadora prevê a realização de 06 pré-conferências, em espaços comunitários e instituições de ensino. O primeiro encontro acontece neste sábado, às 10 horas, no CAIA (Centro de Atenção Integral ao Adolescente), na região do Porto Meira. A reunião é aberta para todos os interessados.

 

Segundo o presidente do Conselho de Cultura, as pré-conferências são importantes por acontecerem nas próprias comunidades. “São espaços para ouvir a população e identificar experiências, infraestruturas, iniciativas e ações culturais comunitárias. Nos espaços, apresentamos a conferência e debatemos as necessidades de cada localidade ou setor cultural”, explica.

 

Quem participa

Podem participar da 4ª Conferência Municipal de Cultura cidadãos maiores de 16 anos residentes em Foz do Iguaçu, representantes dos diversos setores da cultura e demais segmentos da sociedade civil. O espaço de diálogo é integrado por representantes do Poder Público com atuação relacionada à cultura e delegados inscritos no SMIIC (Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais).

 

As inscrições para a conferência são feitas por meio de fichas impressas disponíveis nas pré-conferências, na sala do Conselho de Cultura e na Fundação Cultural. O formulário eletrônico para inscrição está disponível no site do CMPC: www.culturafoz.com.br.

 

4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
Data: 08 e 09 de dezembro. Abertura na sexta-feira (08), às 19h30
Local: Fundação Cultural (rua Benjamin Constant, 62, Centro)
Contatos: (45) 3521-1508 e 99930-1529
___________________________________
Fonte: release do CMPC 

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *