subscribe: Posts | Comments

Foz discute Cultura

0 comments

  –  Abertura da Conferência municipal acontece nesta sexta-feira. Lula Dantas, produtor cultural da Bahia, realiza palestra inaugural  –

 

Começa nesta sexta-feira (08), às 19:30 horas, a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Em dois dias, artistas, produtores culturais, gestores, representantes de coletivos e organizações debatem propostas para o desenvolvimento cultural no município. Aberto ao público, o encontro acontece na sede da Fundação Cultural, na região central da cidade.

A programação prevê mesa de abertura com representantes da sociedade civil e do Poder Público e apresentações artísticas. O produtor cultural Lula Dantas, da Bahia, faz a palestra “Democratização de políticas públicas de cultura”, dialogando a partir do tema principal. Dantas é um dos principais articuladores da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, colegiado que chegou a representar 4 mil entidades culturais no Brasil.

A Conferência de Cultura acontece a cada dois anos para promover um amplo debate sobre a produção artística e cultural iguaçuense. O relatório final reúne propostas, diretrizes, estratégias e moções. A plenária de realizadores culturais e gestores públicos ainda elege as organizações da sociedade civil que compõem o CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais), no biênio 2017-2019.

“As propostas e diretrizes aprovadas definem a ação governamental na área cultural”, explica o presidente do CMPC, José Luiz Pereira. “A conferência é uma instância pública, com seus delegados e também participantes. Por isso, toda a comunidade está convidada a trazer as suas demandas e necessidades na área da cultura, apresentá-las e discuti-las na conferência”, frisa.

 

Atividade de preparação da Conferência no Colégio Ipê Roxo, no bairro Cidade Nova. (Foto: acervo CMPC)

Preparação

Para a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, foram promovidas 13 pré-conferências em bairros, estabelecimentos de ensino e associações culturais. “Mesmo sem a obrigação legal, realizamos os encontros preparatórios para ouvir a população, levantar suas demandas e fortalecer o conceito de que cultura é um direito social de todas as pessoas”, enfatiza José Luiz Pereira.

Conforme o Conselho de Cultura, as pré-conferências reuniram cerca de 100 propostas que serão discutidas na conferência. Os encontros aconteceram no CAIA, Biblioteca CNI, Centro Comunitário Vila C, Projeto Um Chute para o Futuro, Teatro Barracão, Movimento Alternativo de Foz do Iguaçu, ADERE, Projeto New For Life, Colégio Ipê Roxo (Cidade Nova), SDS Cia. Teatral, Centro da Juventude e dois encontros na Fundação Cultural.

 

Currículo

O realizador cultural Lula Dantas, responsável pela palestra de abertura da conferência, possui experiência em articulação e mobilização de redes, integrando a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. É membro do Conselho Estadual de Cultura e do Fórum dos Agentes, Gestores e Empreendedores Culturais do Litoral Sul da Bahia. Preside o Conselho Municipal de Cultura e integra o Coletivo de Entidades Negras de Itabuna, BA.

 

Conferência

Como prevê o (Sistema Municipal de Cultura), principal marco legal do setor, a Conferência de Cultura é organizada Conselho Municipal de Políticas Culturais, com o apoio da Fundação Cultural. Este ano, o tema central é “Democratização de políticas públicas de cultura: linguagens, identidades e diversidade na contemporaneidade” e os debates e propostas baseiam-se em cinco eixos temáticos.

 

Quem participa

Participam da conferência cidadãos maiores de 16 anos residentes em Foz do Iguaçu, representantes dos diversos setores da cultura e demais segmentos da sociedade civil. O espaço de diálogo é integrado por representantes do Poder Público com atuação relacionada à cultura e delegados inscritos no SMIIC (Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais).

Leia aqui o regulamento completo da Conferência

As inscrições para a conferência são feitas pelo formulário eletrônico disponível no site www.culturafoz.com.br.

 

4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Data: 08 e 09 de dezembro. Abertura na sexta-feira (08), às 19h30
Local: Fundação Cultural (rua Benjamin Constant, 62, Centro)

_________________________________
Fonte: Assessoria e página do CPMC

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *