subscribe: Posts | Comments

Figuras de linguagem

0 comments

  –  Colégio Flávio Warken recebe workshops de fotografia e stencil  –  

Auê Literário: novas leituras do cotidiano do colégio. (Foto: Áurea Cunha)

.
Nesta quinta-feira, 28, estudantes iguaçuenses do Colégio Estadual Flávio Warken, localizado na Vila C, participaram de workshops gratuitos de fotografia e produção de stencil. As atividades integram o projeto Festival Auê Literário, realizado pela Associação Guatá.
.
Os estudantes compartilharam informações sobre o conceitos e técnicas de fotografia e sobre a arte urbana. Os workshops encerraram a grade de formação do projeto de leitura e expressões na escola, que reúne ainda outras quatro oficinas já realizadas em fases anteriores da ação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.
No workshop “Oficina do olhar fotográfico e mídias digitais”, os estudantes participaram de bate-papo sobre a evolução da fotografia e a relação das pessoas com a imagem. Aprenderam conceitos e técnicas, foram a campo registrar o cotidiano da escola e conheceram formas de edição. O curso foi ministrado pela fotojornalista Áurea Cunha e pelo fotógrafo e design Jorge Herrera.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.
O workshop “Produção de Stencil” abordou as técnicas de reprodução de imagens que fazem parte dessa cultura urbana. Os participantes assistiram a vídeos sobre conceitos e também com instruções práticas. Em seguida, confeccionaram suas próprias criações trabalhando em grupo. A formação foi mediada pelo grafiteiro Pedro Gil Silva.
.

Claudinei: “Outro olhar para as imagens depois do workshop de fotografia” (Foto: Paulo Bogler)

.
Para o estudante Claudinei Marcos da Silva, de 15 anos, o workshop proporcionou novas formas de olhar a imagem. “Fotografias são lembranças, são sentimentos e podem dizer muitas outras coisas que ficam guardadas na memória das pessoas”, disse.

 

 

Luana: “O workshop serviu também para integrar mais a turma” (Foto: PB)

.
Com 15 anos, Luana Pedroso participou das atividades em stencil. Ela disse que o workshop ajudou a integrar mais a turma e que passou a perceber a cultura urbana como uma forma de comunicação. “O stencil é uma forma de expressão e pode ser usado para a troca de mensagens e ideias entre as pessoas”, frisou.
.
Trocas e mediações

Maria: “A relação é mútua, ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo” (Foto: P.B)

.
Conforme a agente de Leitura da Guatá, Maria Carolina Rocha Virginio, as atividades com os estudantes do Colégio Flávio Warken resultaram em trocas e interações com a equipe. Para ela, os monitores do projeto tanto ensinaram como aprenderam na relação estabelecida com os jovens.
.
“Estamos sempre prontos para ouvir as histórias dos estudantes, suas diferentes visões sobre as coisas e também para aprender com eles”, enfatizou Maria. “É uma relação mútua, que ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo, de forma muito colaborativa”, apontou.
Auê – Nesta sexta-feira, 29, acontece a conclusão do Festival Auê Literário no Flávio Warken. A programação abrange exposições, produção literária, leitura e apresentação dos textos dos alunos que participaram do projeto. As atividades acontecem com o arraiá promovido pelo Grêmio Estudantil.


Clique e acesse a mais textos e fotos do Festival Auê Literário – 2018

 

________________________________
Guatá/texto: Paulo Bogler. Fotos: Áurea Cunha e Paulo Bogler

.

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *