subscribe: Posts | Comments

leader

Traduzir (-se)

0 comments

–  O mundo pela leitura e a palavra. Evento cultural reúne
expressões de estudantes do Colégio Flávio Warken  –

 

Clique na foto para ver mais imagens do Festival Auê Literário no Colégio Flávio Warken (Foto: Áurea Cunha)

.
Uma programação cultural marcou o encerramento do projeto Festival Auê Literário no Colégio Estadual Flávio Warken, na Vila C, sexta-feira, 30.  O evento reuniu apresentações artísticas, exposições, banca de leitura e literatura e danças juninas organizadas pelo Grêmio Estudantil da escola.
.
O Auê Literário é uma iniciativa de formação de leitores e incentivo à escrita e às expressões dirigida a estudantes de escolas públicas da rede estadual de educação. O projeto é mantido pela Associação Guatá, em parceria com a Itaipu Binacional, professores e estabelecimentos de ensino.
.
No Colégio Flávio Warken, foram realizados por meio do projeto dois workshops e quatro oficinas de formação. O evento de finalização da ação incluiu a instalação “Nós, os diferentes” e uma exposição coletiva com textos escritos pelos estudantes participantes da iniciativa.
.
Transformada em espaço cultural, a quadra de esportes do colégio ainda recebeu exposições de desenhos, de fotos antigas de Foz do Iguaçu e uma coletânea do poeta alemão Bertolt Brecht. A banda iguaçuense Samba é Assim encerrou o evento com clássicos do samba.
.
No Auê Literário, foram distribuídos exemplares da revista literária editada exclusivamente com textos dos alunos que integraram o projeto. A escola também recebeu um exemplar com as expressões dos estudantes editada em cartonera, que ficará disponível na biblioteca do Colégio Flávio Warken

 

.
Ler, escrever e interpretar o mundo

 

Smith: “Não esperava chegar tão longe e descobri algo que quero continuar fazendo” (Foto: Paulo Bogler)

.
O estudante Adam Smith Ferreira da Silva Junior, de 15 anos, integrou a edição da revista elaborada pelo projeto. Ele contou que não gostava de ler ou escrever textos de ficção. Sua percepção mudou ao participar das oficinas promovidas pela iniciativa de incentivo à leitura e às expressões.
.
“Valeu muito a pena participar das atividades do projeto. Me diverti muito com meu colegas”, disse Adam. “Não esperava chegar tão longe e descobri algo que quero continuar fazendo. Dá orgulho ver um texto meu publicado na revista e sendo lido por outras pessoas”, revelou.
.
Diretora auxiliar do Colégio Flávio Warken, Fabiola Bomdia disse que as atividades do Festival Auê Literário dialogam com os conteúdos de ensino e incentivam os estudantes em novas reflexões. Ela destaca a importância dos canais de expressão abertos para os jovens.

(Clique para ver mais imagens capturadas pelos estudantes durante a montagem do evento. Workshop de fotografia e mídias)

Fabiola, entrevistada por alunos que participaram da oficina de mídia. (Foto: Adam Smith)

.
“A arte possibilita novas interpretações do mundo e isso é fundamental para a juventude”, frisou Fabiola. “Nossos alunos puderam mostrar suas ideias e expressões artísticas na publicação do projeto. A escola sai fortalecida dessa relação com a comunidade”, pontuou a educadora.

Michelle Guerrero: “Os conhecimentos poderão ajudar muito no momento do vestibular” (Foto: P.Bogler)

.
Aluna do ensino médio profissionalizante, Michelle Guerrero, de 18 anos, prestigiou as exposições visuais durante o evento e destacou a importância das atividades literárias. “Auxilia na aprendizagem e os conhecimentos poderão ajudar muito no momento do vestibular”, frisou.

 

.
.
Projeto – 
O Festival Auê Literário é um módulo do programa Tirando de Letra, mantido pela Associação Guatá. Em cada escola, o projeto realiza quatro oficinas, workshops e finaliza com um encontro cultural. No primeiro semestre foram atendidas as escolas Gustavo Dobrandino e Flávio Warken.

.
Saiba mais sobre o projeto Festival Auê Literário. Clique, aqui. 

___________________________
Guatá/Texto: Paulo Bogler. Fotos: Áurea Cunha, Paulo Bogler.
(Participação especial dos estudantes Adam Smith, Breno e Carlos)

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *