subscribe: Posts | Comments

leader

Coisa mais antiga (e boa)

0 comments

  –  Feira de Trocas em Foz terá a quinta edição.
Uso e desuso, o parâmetro que atualiza tudo  –  

 

Qualquer pessoa pode levar seus produtos para a troca, sem a necessidade de reserva ou autorização (Fotos: Divulgação)

.
Já pensou participar de um evento que oferece produtos, serviços, oficinas e atividades culturais em que a única proibição expressa é o uso de dinheiro? Pois é essa a proposta da quinta edição da Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira, que acontecerá no dia 5 de agosto, às 15h, no espaço Casa Florir, em Foz do Iguaçu.
.
A feira admite apenas a troca e a doação de produtos, nada pode ser vendido. A programação inclui uma série de atividades gratuitas, como cursos e oficinas. Outro diferencial é o cuidado com a sustentabilidade. Não são instaladas bancas ou expositores, e todos os itens compartilhados são apresentados sobre cangas, caixotes, toalhas e outros materiais.
.
Livros, artesanatos, roupas, acessórios, móveis, objetos, mudas de plantas. Enfim, a feira é aberta para trocas livres. Qualquer pessoa pode comparecer ao evento com seu produto e oferecê-lo aos demais participantes, sem precisar de autorização ou reserva prévia dos espaços. São aceitos ainda serviços, a exemplo de massagens, aulas e outras atividades.

Doações serão repassadas para a Fundação Nosso Lar, organização social de Foz

.
“A ideia é justamente estimular a construção de um espaço coletivo e solidário em que todos somos responsáveis pelas relações de troca e pelo convívio com alegria”, explica a psicóloga Letícia Scheidt, uma das organizadoras do encontro. “A única proibição é o uso do dinheiro. Isso nos convida a resgatar outras maneiras de nos relacionarmos uns com os outros”, frisa.

.
Velhas práticas que não saem de “moda”

.
Conforme Letícia, as trocas são práticas antigas e que permanecem presentes nas sociedades, ajudando a diversificar o acesso a itens necessários às pessoas. “O que não é mais valioso para mim pode ser muito útil para outra pessoa. Então, o valor de um objeto pode variar muito. As pessoas podem fazer esse exercício de demonstrar interesse por algo de alguém e oferecer seus pertences nessa negociação”, aponta.
.
Ela conta que viu trocas curiosas nas quatro edições do evento. Como exemplos, cita as permutas de um banco de jardim por uma banheira, a de um alto-falante por livros, a de um par de sapatos por uma muda de abacateiro… “Vale tudo. O importante é conversar e estar atento às possíveis necessidades do outro para fechar negócio”, brinca.

.
Trocas, saúde e cultura

.
Nesta edição, explica Letícia, além das trocas de materiais e objetos, serão realizadas oficinas que estimulam as pessoas a sair da lógica do consumo. Entre elas estão os cursos de customização de roupas e de alimentação viva, que visa a incentivar o preparo simples dos alimentos não industrializados.
.
Estão previstas atividades voltadas a práticas de saúde e ao autocuidado, como a oficina de ioga. A Feira Livre de Trocas terá discotecagem e exibição de vídeos e fotografias. “Daqui para frente vamos montando essa programação coletivamente, conforme as pessoas vão se disponibilizando”, informa a organizadora.
.
Solidariedade – A cada edição, os promotores da Feira Livre de Trocas destinam as doações arrecadadas a uma instituição social. O evento de agosto repassará os materiais para a Fundação Nosso Lar, organização que atende crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu e que está organizando ações baseadas em proposta pedagógica integrativa.

Em edições anteriores, feira distribuiu gratuitamente mudas de árvores

.
Quem faz a feira – 
A Feira Livre de Trocas é organizada por pessoas interessadas em promover e fortalecer o movimento de trocas e solidariedade na região das Três Fronteiras. “Somos independentes e nos unimos pelo ideal. Todas as pessoas estão convidadas a fazer parte”, convida Letícia Scheidt.
.
Serviço:
5ª Feira Livre de Trocas da Tríplice Fronteira

Data: 5 de agosto (domingo), a partir das 15h
Local: Casa Florir (Rua Romário Vidal, 816 – Vila Yolanda)
Entrada gratuita

_____________________________
H2FOZ – Paulo Bogler

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *