subscribe: Posts | Comments

leader

Debate na Unioeste

0 comments

  –  Mulheres na política: Um debate sobre as Eleições 2018  –

.
No dia 18 de julho, o miniauditório da Unioeste – Toledo vai sediar um debate sobre a participação das “Mulheres na Política”. A realização é uma iniciativa conjunta do Coletivo Feminista Mulheres Para Si e o projeto Núcleo Maria da Penha – Numape Toledo.
.
O objetivo é desenvolver uma reflexão a respeito dos desafios históricos colocados para os movimentos de mulheres e os movimentos feministas que pautam por igualdade de direitos em todos os aspectos da vida em sociedade. Apesar destas lutas comemorarem séculos de enfrentamento, ainda hoje faz-se necessário combater as opressões e as investidas conservadoras que tentam silenciar as pautas por equidade de direitos entre os gêneros.

.
“A discussão está está no bojo das ações de enfrentamento às violências de gênero pautadas pelo projeto Núcleo Maria da Penha- NUMAPE Toledo”, explicam as organizadoras.

.
História – A luta pelo direito ao voto marcou a primeira onda do movimento feminista ainda no século XIX. No Brasil, só em 1932 as mulheres conquistaram o direito ao voto e o de serem votadas. Ainda assim, esse direito se restringia às mulheres que exerciam cargos públicos remunerados. Mais tarde, em 1946 foi assegurado plenamente o sufrágio feminino.
.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, em 2012, as mulheres ocuparam 11,84% da totalidade de cargos executivos municipais em todo o país e 13,32% dos cargos do legislativo. Esses números demonstram como ainda permanecem muitos desafios para as mulheres se envolverem na política.
.
“Acreditamos que a presença de mulheres em cargos representativos influencia na consolidação efetiva da democracia em nosso país. Por isso, propomos um debate com análise feminista sobre o cenário das eleições de 2018, a partir da apresentação de estudos sobre a presença de mulheres na política e debate com sujeitas que atuam em movimentos sociais e na política local e regional. Dando voz à experiência destas mulheres é possível enriquecer a discussão e pautar um novo olhar sobre as relações de poder entre gêneros nos espaços de discussão política”, concluem as realizadoras no convite do evento.
.
Serviço:

“Mulheres na Política – debate sobre as eleições de 2018”
Dia 18 de julho, quarta-feira, às 19h15
Miniauditório da Unioeste – campus Toledo

___________________________
Assessoria

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *