subscribe: Posts | Comments

leader

Humor gráfico

0 comments

  –  Salão de Piracicaba reúne trabalhos do mundo inteiro  –

Mais de 2 mil obras foram inscritas. 473 delas serão expostas no Salão Internacional de Humor (Foto: Rafael Bittencourt/OLiberal)

.
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais tradicionais concursos realizados no mundo, recebeu a inscrição de 2.638 trabalhos este ano. Eles foram enviados por 460 artistas. Gente de 53 países, entre os quais se destacam o Brasil, Austrália, Colômbia, China, Austrália, Egito e Irã. O salão, que é realizado ininterruptamente desde 1974, será aberto oficialmente no dia 25 de agosto, com a apresentação dos vencedores da edição.
.
Dos trabalhos inscritos em 2018, um júri selecionou 427 trabalhos – 109 caricaturas, 77 cartuns, 96 charges, 54 tiras, 53 com o tema “assédio”, e 38 com o tema “Saúde”. São 13 esculturas, 38 trabalhos em papel e 376 trabalhos digitais. Todas elas concorrem a farta premiação do Salão.

.

No cartaz da edição 45 do Salão, a charge original de Laerte, premiada em 1974 e a releitura feita em 2018

Homenagem – São 45 anos de Salão, e em homenagem ao primeiro artista premiado, os organizadores do Salão fizeram uma releitura da arte vencedora assinada em 1974 por Laerte Coutinho. Ela foi utilizada como ilustração do cartaz oficial da edição deste ano.
.
A charge atual é composta por um rapaz em julgamento sendo torturado por ser o único a gritar golpe!. “É impressionante como mesmo após mais de 40 anos, a gente volta a se preocupar com a liberdade de expressão”, declarou Laerte Coutinho sobre a sua produção.
.
O trabalho vencedor de 74 foi inspirado na fábula de Hans Christian Andersen que contava a história de um rei, a quem o costureiro real propôs produzir uma roupa original, porém, imaginária. O monarca apreciando a ideia, mandou que abrissem a porta do palácio para que todos pudessem vê-lo com as suas novas vestes, para surpresa de todos. Os submissos ao sistema aplaudiram, mas um menino disse em alta voz que o rei estava nu. Contrariado, o rei mandou que prendessem o único que disse a verdade.

______________________________
Guatá/fonte: Salão Internacional de Humor

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *