subscribe: Posts | Comments

leader

Olhar(es)

0 comments

  –  Fotografia e stencil em workshops no Colégio Costa e Silva  –

Este slideshow necessita de JavaScript.

.
Os estudantes do Colégio Estadual Costa e Silva participaram de dois workshops gratuitos de stencil e de imagem, fotografia e mídias, nessa quarta-feira, 22. As atividades fazem parte do Festival Auê Literário, iniciativa de leitura, escrita e expressões mantida pela Associação Guatá.
.
A comunicação por meio de impressões em espaços das cidades, a linguagem urbana, o stencil como forma de expressão artística e de ideias. Essas foram algumas possibilidades exploradas pelos participantes da formação.
.

Letícia: “Revela criatividade e habilidades que nem sabíamos que tínhamos”

Aplicado pelo grafiteiro Pedro Gil Silva, o workshop contou com a apresentação de conceitos teóricos sobre a confecção em stencil, exibição de vídeos e atividades teóricas. Os alunos produziram seus próprios trabalhos a partir do aprendizado no curso.
.
A estudante Letícia Isabelly Gomes, de 15 anos, conheceu a cultura do stencil durante o workshop. “Muito bacana, ajuda a desenvolver a criatividade e habilidades que nem sabíamos que tínhamos”, frisa. “É uma arte ligada ao grafite, da cultura urbana, que serve para a comunicação de ideias e sentimentos”, conta.
.
Olhar (es)
.
Em um momento da história em que as imagens são produzidas e replicadas aos milhões, discutir e revisitar aspectos conceituais da fotografia são fundamentais. É preciso – talvez como nunca –  ter o olhar atento para o que é essencial: aquilo que é “invisível aos olhos”.
.
O workshop realizado pela fotojornalista Áurea Cunha apresentou um pouco da história, a evolução dos equipamentos e as técnicas fotográficas. Mas, sobretudo, convidou os estudantes a exercitar a sensibilidade do olhar e a perceber a fotografia como expressão humana.

Adrian: “Comecei a ver as coisas ao redor nos mínimos detalhes” (Fotos: Paulo Bogler)

.
Com 16 anos, José Adrian conta que a partir do curso ampliou sua visão sobre a fotografia, algo que até então não chamava a sua atenção. “Fiquei fascinado. Comecei a ver as coisas ao redor nos mínimos detalhes. Vi que fotografar é uma forma de expressão muito forte”, revela.
.
Auê
.
Os workshops de stencil e fotografia integram a grade de formação do Festival Auê Literário. O projeto é realizado pela Associação Guatá em escolas estaduais, com o apoio de professores e das instituições de ensino e patrocínio da Itaipu Binacional.
.
Em quatro encontros em cada colégio, são realizados oficinas e workshops. Em seguida, acontece o Auê Literário, para a apresentação dos produtos resultados da formação e a realização de programação cultural para toda a escola.
.
No primeiro semestre, o projeto foi realizado nos colégios Gustavo Dobrandino da Silva e Flávio Warken. No segundo semestre, a ação acontece nos colégios Costa e Silva e Cataratas do Iguaçu. O Auê acontece em 23 de agosto no Cataratas do Iguaçu, e no dia 31 de agosto no Costa e Silva.

Clique aqui e visite o álbum completo do Festival Auê Literário

__________________________
Guatá/ Texto e fotos: Paulo Bogler

 

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *