subscribe: Posts | Comments

De Ariana para Dionísio

0 comments

  –  Estudo une música e poesia em espetáculo acadêmico  –

 

.
Lizle Martinez y Clarissa Lotufo, estudantes do curso de Música da Unila, apresentam “Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé – de Ariana para Dionísio”. Trata-se de um conjunto de dez poemas de Hilda Hilst musicalizados por Zeca Baleiro. O espetáculo acontecerá no dia 5, às 19 horas, no Jardim Universitário – Campus da Unila em Foz do Iguaçu.
.
O espetáculo é fruto de um estudo realizado pelas acadêmicas no desenrolar deste ano letivo. Com ele, a proposta interpretativa tenta descobrir elementos presentes nos poemas e performar através da música, uma reflexão sobre Ariana e sua relação com Hilda Hilst. Assim como elaborar uma visão sobre o feminino de forma a retratá-lo enaltecendo Ariana e sua força.
.
Poema da quarta parte do livro “Júbilo, memória, noviciado da paixão”, de Hilda Hilst, “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, foi musicado pelo músico brasileiro Zeca Baleiro.
.
Mitologia – Segundo a Mitologia Grega, Ariadne (também chamada de Ariane ou Ariana) é filha do Rei Minos, que se apaixona pelo deus Dionísio (Baco na Mitologia Romana), após ter sido abandonada pelo semi deus Teseu em Naxos, enquanto dormia. Ariadne lamentava a sua sorte, quando Baco a encontrou, se apaixonou e fez dela sua esposa, levando-a ao Olimpo. Também a presenteou com uma coroa repleta de pedras preciosas. Ao morrer, Ariadne levou consigo a coroa, que subia aos céus em forma de estrelas e formaram a constelação “Corona Borealis”.
.
Serviço:
“Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé”
Sexta, 5 de outubro, às 19h
Local: Unila – Jardim Universitário Foz Do Iguaçu
Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 85870-650 Foz do Iguaçu
Entrada gratuita

____________________________
Assessoria

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *