subscribe: Posts | Comments

leader

Feira da Consciência Negra

0 comments

  –  Domingo é dia de resistência, saberes e celebração na Vila C  –

 

.
No domingo, dia 25, a Praça da Mentira, na Vila C, receberá a 3ª Feira da Consciência Negra, com palestras, apresentações culturais e mostras das religiões de matrizes africanas. A organização é dos grupos Senzala Foz e Kaburé Maracatu e tem como objetivos romper com o racismo estrutural, os preconceitos e intolerâncias com as religiosidades de matrizes africanas. A feira começa às 14 horas.
.
A edição deste ano da Feira da Consciência Negra conta com um extensão programação. O objetivo dos organizadores é dar visibilidade à diversidade e beleza das estéticas culturais dos negros, no intuito de lutar contra o racismo e a intolerância religiosa persistentes na sociedade brasileira. O evento conta com o o apoio de organismos oficiais do Município e do Parque das Aves.

Kaburé Maracatu, grupo que divide a organização da III Feira com o grupo Senzala Foz. (Fotos: divulgação)

.
“A Feira acontece tomando como referência o 20 de novembro (Data que homenageia Zumbi dos Palmares), e entra como uma atividade do nosso grupo de estudos Kaburé Maracatu. É um dos meios que encontramos pra falar sobre a cultura negra, tanto no sentido de valorizar as diferentes expressões e formas de resistência, como também de denunciar práticas racistas. A ideia é reunir, trocar e ocupar os espaços públicos com os nossos múltiplos dizeres”, explica Izabela Fernandes. A ativista faz parte do Kaburé Maracatu e é uma das principais organizadoras do evento desde a sua primeira edição.
.
A programação – Com dezenas de atividades – que vão de palestras a oficinas e apresentações artísticas –  A III Feira da Consciência Negra ocupará toda a tarde e início de noite do próximo domingo.
.
Entre os destaques, a apresentação dos grupos Maracatu Kaburé e Alvorada Nova, dos músicos do projeto “Sambando Resistência” e de vários expoentes do hip hop iguaçuense. Somam-se a esses itens, a exposição fotográfica À Flor da Pele e a oficina de dança afro.

.
Para não perder nenhum item, visite a página do evento e confira a programação completa. Clique aqui.

__________________________
Guatá/Fonte: Kaburé

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *