subscribe: Posts | Comments

“Itaipu Natureza”

0 comments

PTI e Instituto Harpia promovem exposição no Cataratas JL Shopping a partir de quinta-feira (10)
Harpias reproduzidas em cativeiro, um experimento do refúgio biológico de Itaipu (Foto: divulgação)

Quem circular pelo Piso L2 do Cataratas JL Shopping a partir das 19h desta quinta-feira (10) poderá conhecer a “Exposição Itaipu Natureza”. A ação inédita do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e do Instituto Harpia tem como objetivo sensibilizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade dos biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Pantanal e Caatinga) e apresentar essa conectividade entre os seres humanos e a natureza.

Entre as atrações da mostra – que seguirá montada até 30 de julho – está a coleção de animais taxidermizados (técnica utilizada para empalhar e manter as características dos animais) assinada pelo biólogo, dentista e diretor presidente do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, Prof. João Galdino. Todos eles são oriundos de doações ou vítimas de caça ilegal, atropelamentos e envenenamentos.

Conduzida com uma linguagem simples e acessível, a exposição deve atingir diferentes públicos, de todas as idades, com atividades interativas a partir de recursos tecnológicos avançados, como a projeção mapeada, imersão 360º e telas interativas. A missão é fazer com que o visitante tenha uma experiência única dessa conexão de modo próximo, interativo e imersivo por meio dos sentidos (visão, tato, olfato e audição).

A atração é a primeira com assinatura do Turismo Itaipu promovida fora de seu complexo turístico, que hoje conta com nove outros atrativos. Para o gerente geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Yuri Benites, a iniciativa vem ao encontro da modernização e ampliação das atrações oferecidas ao público, agregando tecnologia e inovação aos processos de educação ambiental e sustentabilidade, temas já trabalhados há muito tempo na Itaipu. “A experiência do PTI em 11 anos de operação do Complexo possibilitou a construção desta parceria que, além de incrementar o leque de atrações no Destino, será uma ferramenta para conscientização e preservação, passo fundamental, considerando que estamos em um destino reconhecido mundialmente por nossas belezas e recursos naturais”, destaca.

De acordo com o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, esta ação do PTI “além de ter um caráter de conservação de biodiversidade, tem um caráter educacional, porque viabiliza o conhecimento não só da fauna brasileira, mas também integrantes da fauna exótica, de maneira que só conservamos aquilo que conhecemos. Não é apenas mais um roteiro turístico, mas também científico e educacional. Esperamos receber muitas visitas e reforçar a consciência de conservação e a consciência ambiental das pessoas”, explica.

Escolas de fundamental, médio e superior interessadas terão a possibilidade de levar seus alunos para visitar a exposição nos períodos da manhã e da tarde, em visitas guiadas. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Turismo Itaipu no telefone (45) 3576-7000.

Serviço:
Exposição Itaipu Natureza

Data: Inauguração na quinta-feira (10/01), às 19h. Exposição segue até 30 de julho. Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Local: Cataratas JL Shopping – Piso L2 – Loja L203 – Av. Costa e Silva, 185 – Foz do Iguaçu – PR

Ingressos: R$ 30. Crianças de 6 a 11 anos, estudantes, professores, doadores de sangue, PCD, funcionário das empresas do grupo COEGV e moradores dos municípios lindeiros têm direito a meia entrada.

Classificação: Livre
Mais informações: (45) 3576-7000

________________________
Assessoria

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *