subscribe: Posts | Comments

leader

Bela ilha Bela

0 comments

Uma viagem com Danielly Ovsiany Becker
(texto e fotografias)

Praia dos Castelhanos, em Ilha Bela, SP. (Fotos: Danielly O. Becker)

.
“As viagens que fazemos nos trazem mais do que descanso e lazer, nos proporcionam conhecimento, interação com o meio, ambiente e social, e memórias inenarráveis!

Durante minha visita à Ilha Bela – litoral norte de São Paulo, tive a maravilhosa oportunidade de realizar a travessia da ilha de oeste a leste por uma estrada construída por escravos no ano de 1870. A estrada, que tem 18 km de extensão, liga a praia dos Castelhanos (linda por sinal) a praia do Perequê. Esse trajeto somente pode ser feito a pé ou em veículos de tração 4×4 devido às condições do ambiente (cascalho, subidas e descidas fortes próximas a desfiladeiros).


Mirante no ponto mais alto da ilha Bela, 180 m de altura. Ao fundo, a praia dos Castelhanos
(Fotos: Danielly Ovsiany Becker)

A viagem, de jipe, dura cerca de um hora. Mas o trajeto, mesmo que dificultoso e um tanto desconfortável, é muito agradável, pois há paradas para contemplar as belezas da serra (cachoeiras, piscinas naturais, fontes de água mineral).

Contando um pouco da história do local, a estrada era utilizada pelos escravos para transportar cachaça da praia dos Castelhanos, local onde havia um engenho, até o outro lado da ilha, onde o produto seguia para Santos. Hoje o local onde funcionava o antigo engenho cede lugar a um charmoso restaurante!

Com certeza é uma aventura que vale a pena ser vivida!”
(Danielly O. Becker)

___________________________
Danielly Ovsiany Becker é professora de Matemática na rede pública estadual de educação, em Foz do Iguaçu, Pr.


468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *