subscribe: Posts | Comments

leader

Gastronomia

0 comments

IFPr, campus Foz, inaugura Laboratório

Espaço multifuncional é destinado ao ensino-aprendizagem dos cursos nas áreas de turismo e hotelaria (Fotos: Divulgação)

O Campus Foz do Iguaçu inaugurou, nesta sexta-feira (22), o Laboratório de Gastronomia, espaço multifuncional destinado ao ensino-aprendizagem dos cursos ofertados pelo campus ligados ao eixo tecnológico “Turismo e Hotelaria”.

A solenidade de inauguração contou com a participação de alunos, servidores, autoridades e representantes do setor produtivo local. Na ocasião, o reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, destacou a importância do novo laboratório para o desenvolvimento regional.

Estrutura vai contribuir para a formação técnica com atividades práticas

“A gastronomia é muito importante, especialmente em cidades turísticas. Ela qualifica mão-de-obra, atrai novos empreendimentos e desenvolve a região. Um laboratório neste setor é um ganho para o campus e para o município. Para o estudante do Instituto, é a oportunidade de complementar a teoria aplicando a prática, com a mão na massa, literalmente,” ressalta o reitor.

Com um orçamento de R$ 1,3 milhões e uma área total de 585 m², o novo ambiente inclui uma cozinha demonstrativa destinada ao desenvolvimento de técnicas gastronômicas; um laboratório de habilidades básicas que funciona como uma cozinha pedagógica; laboratório multiuso para panificação, confeitaria e cozinha fria; e um restaurante pedagógico, que tem como função simular o ambiente de restaurante.

O objetivo é aprimorar a formação técnica dos alunos por meio de atividades práticas na área de cozinha quente, cozinha fria, cozinha brasileira, étnica, contemporânea, panificação, confeitaria, entre outras. “Este espaço será fundamental para desenvolver técnicas, utilizar corretamente os materiais e até mesmo para sermos quem somos, colocar em prática a nossa arte e poder expressar o que sentimos através da gastronomia”, diz Jussieli Larissa Silva, aluna do último semestre do curso Técnico em Cozinha.

O sentimento do diretor-geral do Campus Foz do Iguaçu, Alcione Benacchio, foi de gratidão. “Agradeço a todos que se empenharam para tornar este projeto uma realidade. Vejo, pela emoção das pessoas que fizeram parte da concepção deste espaço, o valor que tem essa conquista. Estamos muito felizes por compartilharmos este sonho com vocês”, pontuou o diretor.

Na avaliação do ex-diretor e docente da área de Gastronomia, Nelson de Castro Neto, o laboratório contribui para ampliar as vantagens competitivas do setor de Turismo e Hotelaria da cidade e da região. “O Restaurante-Escola terá vínculo com empresas fornecedoras, profissionais, indústria alimentícia, instituições de ensino, entidades de classe, hotéis, bares, além de restaurantes e similares, os quais poderão firmar parcerias com Campus Foz do Iguaçu para o desenvolvimento de projetos de extensão, pesquisa e empreendedores. Com isso, a Instituição agrega valor e conhecimento ao mercado local”, destaca.

O Laboratório de Gastronomia permitirá ampliar as possibilidades do curso Técnico em Cozinha, da Especialização em Gestão Gastronômica e, em breve, do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

“Além de pessoas que querem se qualificar para uma nova profissão, queremos atrair cada vez mais profissionais que já atuam no mercado e oferecer uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”, explica o coordenador do curso Técnico em Cozinha, Thiago Henrique Lopes.

Compareceram ao evento o técnico em Relações com o Mercado, do Senai, Everton Denoni, o diretor-técnico do Parque Tecnológico Itaipu, Cláudio Osako, e o diretor de Associativismo da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Rudiney Lopes Vargas.

_________________________
Assessoria IFPr

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *