subscribe: Posts | Comments

leader

De encher os olhos

0 comments

Um pequeno passeio pela história da arte e pelo trabalho de grandes artistas do século XX.

O “Laboratório da Educação” – organização não governamental que busca sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola – propõem expor às crianças à arte visual desde cedo, fazendo com que aprendam um outro vocabulário que á da linguagem visual.

Para ajudar a exercitar esse outro linguajar, reuniram vários vídeos com animações de obras de artistas importantes na trajetória das arte. Eles são acompanhados de uma pequena abordagem sobre o artista e/ou um link para informações sobre o artista e sua obra. Assim, os pequenos podem tentar perceber como os elementos das obras se transformam nos vídeos aos quais estão assistindo.

Na sequência, reproduzimos quatro dos vídeos da série:

História da Arte em 1 minuto

Para começar do começo: essa animação pelo artista Cao Shu faz um panorama visual da história da arte, passando por diferentes linguagens visuais que se desenvolveram ao redor do mundo e ao longo do tempo. Vale pausar em alguns momentos para apreciar os desenhos e quadros que compõem o filme.


.
Os recortes de Matisse

(Museu Stedelijk de Amsterdam)
O artista francês Henri Matisse (1869-1954) é conhecido pelo uso de cores vibrantes em suas pinturas e colagens. Nessa animação, vemos os elementos da natureza transformarem-se em recortes abstratos e em cores sólidas. É como se fosse um vislumbre de como o artista enxergasse o mundo ao seu redor.

Veja um dos recortes de Matisse:


.
A Cuca de Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das principais artistas modernistas do Brasil. Tarsila buscava trazer elementos de brasilidade às suas obras, e nessa pintura ela retrata a Cuca, personagem folclórica brasileira que povoa os pesadelos das crianças.


.
As composições de Kandinsky

(Alfred Imageworks, Creation Lab Alice)
Chamado de pai do Abstracionismo, Wassily Kandinsky (1866-1944) expressava suas emoções através de formas e cores. O pintor russo dizia que a pintura abstrata era um jeito de retratar sentimentos.

Kandinsky pintou uma série de quadros que nomeou “Composições”, como se fossem a expressão visual de ouvir uma música — como a imagem a seguir, a obra Composição VIII:

.
Os autorretratos de Frida Kahlo

(Finger and Toe)
A pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) é conhecida principalmente por seus autorretratos. A artista retratava a sua vida, o seu entorno, seus sentimentos e suas experiências em pinturas ricas em cor, textura e simbolismo. Sua obra inspirou esse videoclipe, que faz referência a várias pinturas de Kahlo.

Esse é um de seus autorretratos, chamado Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor:

Para acessar mais vídeos da série, clique aqui.

__________________________
Fonte: Laboratório da educação

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *