subscribe: Posts | Comments

leader

Passarim & outras aventuras

0 comments

Conheça uma das maiores e a mais antiga biblioteca online de sons da natureza

Há mais de nove mil espécies representadas na coleção
que reúne vídeos, fotografias e áudios.
Clique aqui para conferir a coleção de sons.

Você acredita que o maior acervo científico de registros sobre a biodiversidade do planeta pode ser consultado online e de graça? Pode agradecer aos pesquisadores da Universidade Cornell, nos EUA, que desde 1929 cataloga vídeos, fotografias e áudios, tendo hoje mais de 150 mil sons da natureza.

Embora a raiz da biblioteca seja a reprodução do som de aves, a coleção inclui anfíbios, peixes e mamíferos. Os organizadores afirmam a ideia é facilitar o acesso para que se possa preservar tais gravações e disponibilizar seu uso para finalidades diversas. É possível inclusive que o internauta contribua com a coleção, enviando suas gravações e fotos de aves.

.
Clique aqui para conferir a coleção de sons.

Martin Pescador, observado na região das Três Fronteiras.
Foto: © Brad Dawson

Há mais de nove mil espécies representadas e os arquivos já somam mais de dez terabytes de informação. Tudo está reunido no site Biblioteca Macaulay. O nome é em homenagem ao casal Linda e William (Bill) Macaulay, ávidos observadores de pássaros cuja contribuição foi essencial para a criação do acervo. Além de apoio financeiro, em muitos casos, Linda registrou espécies de pássaros que nunca haviam sido gravadas e, até hoje, mais de 300 espécies seguem tendo apenas o seu registro. Em parte, isso deve-se ao fato do casal ter sempre viajado para locais de difícil acesso, onde o acesso a turistas é restrito, e sempre o aparelho de gravação era levado a tiracolo.

A coleção vai além de aves. Mamíferos também compõem a grandiosa coleção. Como este macaco-de-cauda-comprida (Macaca fascicularis), fotografado por © Justin Hite, no sudeste asiático.

___________________________
Por Marcia Souza. Da página Ciclo Vivo. Clique e conheça mais.

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *