subscribe: Posts | Comments

leader

“A Terra é azul!”

0 comments

Esta foi a frase proferida, 58 anos atrás, pelo soviético Yuri Gagarin ao contemplar o Planeta lá do alto, acima da atmosfera, no primeiro voo espacial de um humano.

O russo Yuri Gagarin na capa da revista estaduinidense “Times”, edição de 21 de abril de 1961.
(Foto: Time/B. Shaliapin)
Imagens feitas no dia 12 de abril de 1961, a partir da Vostok1.
“A Terra tem uma auréola muito distinta e bonita. Uma auréola que pode ser claramente vista ao olhar para o horizonte. É uma transição suave de um azul claro para um azul marinho, que segue para um violeta até atingir escuridão total. Que imagem magnífica”, escreveu o viajante espacialv em relato posterior.

Yuri Gagarin, foi o homem que nos disse que “a Terra é azul” no dia 12 de abril de 1961. Naquela data, ele tornou-se o primeiro homem a alcançar a órbita terrestre. Acima da atmosfera, a 327 quilômetros de altura, via rádio, anunciou ao mundo a cor do Planeta. E assim, depois de uma volta completa ao redor do planeta a bordo da nave Vostok1, o cosmonauta da então União Soviética, ficaria conhecido mundialmente como o primeiro homem a viajar no espaço.

A repercussão na imprensa mundial no dia seguinte ao voo.

Clique e veja mais da repercussão na imprensa da época o feito do cosmonauta soviético Gagarin

Vídeo registra o feito de Gagarin, inaugurando as viagens espaciais, em abril de 61.
A partir do Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão, a nave Vostok 1, decolou para o seu primeiro e único voo espacial e levou Yuri Gagarin a se tornar o primeiro homem a conquistar o espaço. Mesmo com a derrocada do regime soviético, o feito e seu personagem são festejados na Rússia e em todo o mundo, até hoje.

Leia também: 10 curiosidades sobre Yuri Gagarin

_______________________
Guatá: fonte DN e Sputinik

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *