subscribe: Posts | Comments

leader

“Los silencios”

0 comments

O Cineclube Cinelatino entra no circuito de estreia nacional do filme de Beatriz Seigner. Será na terça (16)

O Cineclube Cinelatino entrou no circuito de estreia nacionais com o filme “Los Silencios”, de Beatriz Seigner. O filme, aclamado pelo público e júris de festivais ao redor do mundo, terá sessão única em Foz do Iguaçu no dia 16, às 19h, no Cine Cataratas, no Shopping JL. Apropriado para a faixa etária de 12 anos ou mais. A entrada está fixada em cinco reais.

Após a sessão, o debate contará com a presença de Maurício Alvarez (UFSC PPG – Sociologia Política), Líbia Castañeda (Mestrado em Literatura Comparada – UNILA) e Edith Venero Ferro (Doutorado em Relações Internacionais com concentração na área de Política Internacional do centro de Ciências Sociais PUC-Rio).

O filme, que entrou em cartaz no Brasil no dia 11 de abril, teve sua estreia na semana de realizadores em Cannes e conta a história de Amparo (Marleyda Soto), mãe de dois filhos pequenos e que está fugindo dos conflitos armados na Colômbia. Na tríplice fronteira (cidade de Letícia) daquele país com Peru e Brasil, ela e os meninos se abrigam em uma pequena ilha com casas de palafita no Rio Amazonas. No local, eles encontram o pai (Enrique Diaz), que supostamente estava morto.

Veja o trailer oficial (diálogos em espanhol e legendas em português)

.
Crítica

“…Em Los Silencios, muito se debate a partir do que é dito, e, mais ainda, daquilo que imaginamos saber de antemão, em um jogo intrincado em que mesmo o que é visto pode não ser confiável. Na realidade de agora, é melhor apostar no sentimento do que na certeza dos fatos”, analisa o crítico de cinema Robledo Milani.

Milani complementa a crítica que escreveu para o portal Papo de Cinema: “…Entre o que se exibe a cada cena do enxuto roteiro de Seigner e o que, de fato, está a acontecer há uma enorme distância a ser percorrida. Ao invés de distrair sua audiência com um excesso de estímulos, a diretora percorre caminho contrário, oferecendo a quem lhe acompanha apenas os elementos necessários para um puro entendimento do que se sucede, sem exagerar nos detalhes ou explicações. Ninguém está sendo enganado – em ambos os lados da tela – mas nada é entregue de bandeja. É preciso estar atento, mergulhar naquele universo abrindo mão de ressalvas prévias, pois somente compartilhando dos mesmos valores dos personagens será possível não apenas compreender suas motivações, mas também abraçar seus medos e esperanças. Isso tanto entre os que permanecem, mas, talvez ainda mais importante, junto aos que precisam descobrir aonde, de fato, pertencem.”

Leia a crítica de em sua íntegra. Clique, aqui.

A sessão de “Los Silencios” em Foz do Iguaçu é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, Núcleo de Integração e Cultura IMEA/UNILA, Cine Cataratas e Vitrine Distribuidora. Imperdível!

Serviço:
“Los Silencios”, de Beatriz Seigner – sessão de cinema e debate
Dia 16, às 19 horas.
Cine Cataratas, Shopping JL, Av. Costa e Silva, 185, em Foz do Iguaçu.
Ingressos a preço único de 5 reais.
Promoção: Cineclube Latino

Leia também: ‘Beatriz Seigner: o Brasil olha
demais para EUA e Europa” (G1)

_____________________
Guatá com assessoria






468 ad

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os Silêncios | Guatá - […] Leia também:Crítica sobre o filme “Los Silencios”. Clique, aqui. […]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *