subscribe: Posts | Comments

leader

Da Vinci

0 comments

Renascentista, foi pintor, desenhista, escultor, arquiteto, engenheiro militar. No dia de seu nascimento, 15 de abril, faz-se homenagem às pessoas que desenham.

Leonardo (1452–1519) nasceu em uma pequena localidade perto de Florença, Vinci. Como era filho ilegítimo de um notário e uma mulher que provavelmente teria sido uma escrava, ele foi retirado da mãe com apenas 5 anos e com 14 anos entrou para a oficina de Verrochio como aprendiz.

Autorretrato de Da Vinci

Sem sobrenome, passou a ser conhecido como Leonardo da Vinci. O seu nome completo seria Leonardo di ser Piero da Vinci, que significa Leonardo filho de (Mes)ser Piero de Vinci, dado que a paternidade de Leonardo é atribuída a Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci.

Apesar do seu nome ter ficado na história sobretudo ligado à pintura até nós apenas chegaram pouco mais de 2 dúzias de pinturas atribuídas a ele. A razão para isso é que ele não foi um pintor muito prolífero.

Mente curiosa, interessou-se por tudo, mas na verdade não se dedicava plenamente a nada. Porém, o seu contributo e influência para a pintura, e a arte em geral, é inegável e chega até aos dias de hoje,

Para Leonardo a pintura era a arte por excelência, pois o pintor acaba suas obras com o esforço da razão, logo é um intelectual, enquanto o escultor acaba suas obras com o esforço físico.

Esta e outras ideias, contribuíram para o desentendimento que durante anos foi alimentado entre Leonardo e Michelangelo (para quem a escultura era a arte maior e que considerava a pintura a óleo como algo próprio para mulheres).

Como já foi referido, Leonardo frequentou a oficina de Verrochio enquanto jovem, e consta que apesar de até nós não ter chegado nenhum retrato do jovem Leonardo, que a escultura de o Davi de Verrochio contém os traços de Leonardo que em jovem possuíra um porte bastante atraente.

No ano de 1476, ainda na oficina de Verrocchio, Leonardo foi acusado de sodomia, e posteriormente absolvido da acusação.

A Última Ceia – 4,6 m x 8,8 m – refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, Milão

.
A pintura de Da Vinci

Ainda que tenha deixado tantas referências em outras áreas do conhecimento humano e da expressão artística, o nome de Leonardo da Vinci entrou para a História ligado à pintura. “Monalisa” e “A Última Ceia”, por exemplo, são dois de seus quadros mais conhecidos em todo o planeta. “Homem Vitruviano”, desenho de tinta em papel, é outra imagem de referência mundial, criada por Da Vinci.

Clique, aqui, e conheça 11 de suas obras fundamentais por ordem cronológica.
.

Homem Vitruviano – Gallerie dell’Accademia, Veneza

Clique aqui e visite a mais de 500 imagens de um cadereno de autoria de Leonardo da Vinci

_________________________
Guatá / Da página culturagenial

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *