subscribe: Posts | Comments

leader

Dia da Terra

0 comments

Planeta perdeu 40% dos animais desde 1970.

O dia é da Terra, mas são os humanos que estão sob foco, desde o desaparecimento de animais ao desgaste de recursos do planeta. Estima-se que o homem tenha impactado 83% da superfície terrestre.

Celebra-se nesta segunda-feira, 22 de abril, o Dia Internacional da Terra. Mas apesar de o dia ser do planeta, as “estrelas” somos nós, os humanos. Segundo dados publicados pela associação ambientalista Zero a propósito da data festiva, a situação ambiental no nosso planeta tem-se alterado de forma alarmante desde 1970, ano em que o Dia da Terra começou a ser celebrado: segundo a associação, por exemplo, 40% dos animais do nosso planeta desapareceram desde aquele ano.

De acordo com o levantamento feito pelos ambientalistas, a Terra enfrenta “a maior taxa de extinção desde que perdemos os dinossauros há mais de 60 milhões de anos”. O motivo? Os humanos e as suas atividades. “Alterações climáticas, desmatamento, perda de habitat, tráfico e caça furtiva, agricultura insustentável, poluição e uso de pesticidas”, são algumas das causas humanas para a diminuição da biodiversidade dadas pela associação, que faz o apelo para que o Dia da Terra deste ano seja celebrado a pensar na proteção das espécies.

Mas não ficamos por aqui. Diz a Zero que os humanos têm outro tipo de impacto no planeta: 40% dos animais marinhos também desapareceram e as populações de insetos — em alguns lugares do mundo — e de animais de água doce diminuíram 75%. Tudo desde 1970. Uma estatística que é concretizada um outro número: estima-se que os seres humanos tenham impactado 83% da superfície terrestre, desde ecossistemas a espécies de animais, diz a Zero.

Uma chamada de atenção preocupante que pode ser resumida numa frase: “Se não agirmos agora, a extinção pode ser o legado mais duradouro da humanidade”, afirma a associação. O Dia Internacional da Terra foi criado nos EUA a 22 de abril de 1970, mas só foi reconhecido pela ONU em 2009.

O que é e de onde vem a data

O Dia da Terra – ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra – é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para chamar a humanidade como um todo sobre a necessidade de se promover ações que possam minimizar a ação do homem sobre a Terra e alcançar um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

A história dessa comemoração é bem mais antiga, no entanto. O primeiro Dia da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie, em 1970. A ideia de uma data para marcar a luta ecológica foi do então senador democrata dos EUA, Gaylord Nelson, após a tragédia ambiental causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Assim, no dia 22 de abril daquele ano, 20 milhões de estadunidenses se manifestaram de várias formas em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares foram as ruas e outros tantos, em escolas e universidades protestaram contra contra a deterioração do meio ambiente e passaram a engrossar movimentos em prol da ecologia.

Leia também:
Brumadinho – dossiê
Morte e silêncio (consequências de Brumadinho)
Agrotóxicos no Brasil

__________________________
Das páginas Observa / Calendarr

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *