subscribe: Posts | Comments

leader

SOS, Mata Atlântica

0 comments

O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio. O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reservas desse bioma no Paraná

Vista aérea do Parque Nacional do Iguaçu, bioma Floresta Atlântica do Alto Paraná (Foto: wikipédia)

Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.

A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos.

Também estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.

Onça Pintada, espécie ameaçada de extinção e existente no bioma Mata Atlântica.
(Foto: Cultura Mix)

Conheça números do Parque Nacional do Iguaçu, uma reserva de Mata Atlântica

A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Atualmente, existem algumas instituições e organizações destinadas exclusivamente em proteger a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar este bioma, como a S.O.S Mata Atlântica.

Por norma, nesta data, as escolas, instituições e organizações que protegem o meio ambiente, organizam atividades, palestras, workshops e outras ações que visam a reeducação da população sobre quais os cuidados que cada cidadão deve ter para diminuir a degradação da Mata Atlântica.

.
Desmatamento da Mata Atlântica cresce em cinco estados do país, aponta levantamento

Mata Atlântica perdeu 113 km² de floresta entre 2017 e 2018, aponta levantamento
(Foto: Divulgação/Ibama)
Enquanto a devastação da floresta está em queda no Brasil, MG, PI, PR, BA e SC seguem com “índices inaceitáveis de desmatamento”, afirma a Fundação SOS Mata Atlântica.

A Mata Atlântica segue sendo devastada em cinco estados do país, de acordo com um levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O estudo aponta que, entre 2017 e 2018, o bioma perdeu 113 km² de floresta.

De acordo com o estudo, Minas, Piauí, Paraná, Bahia e Santa Catarina ainda apresentam degradação do bioma, na contramão do que vem sendo registrado no país. No geral, o Brasil teve queda de 9,3% no desmatamento deste tipo de floresta – o menor índice em três décadas.

Os dados são da 13ª edição do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”. (G1) LEIA REPORTAGEM COMPLETA, CLIQUE AQUI

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *