subscribe: Posts | Comments

leader

“Pachamama”

0 comments

Netflix faz lançamento mundial de filme argentino de animação sobre a tradições andinas milenares

Pachamama”, quatorze anos de pesquisa e documentação do argentino Juan Antín (Crédito: Netflix)

Lançado faz seis meses apenas na França, o novo filme de animação do cineasta e roteirista argentino Juan Antín está no Netflix, à disposição do público de mais de 200 países. O filme, de 72 minutos de duração, apresenta Tepulpaï, um menino inquieto e rebelde de dez anos que quer ser xamã de sua aldeia, nas terras altas do Peru. Quando um huaca de ouro sagrado é confiscado por um senhor cruel e poderoso no meio das cerimônias da Pachamama (justamente quando a comunidade Inca queria agradecer a abundância da colheita de quinoa, milho e batatas), ele e sua amiga Naira tentarão recuperá-la.

Começa então uma longa jornada pelos caminhos íngremes dos Andes que vai resultar em todos os tipos de aventuras no tempo (a história se passa em 1532) em que os espanhóis liderados por Francisco Pizarro invadiam a região em busca do ouro inca.

Diego Batlle, em sua crítica no jornal argentino La Nacíon, destaca que Pachamama é uma bela fábula cheia de tradições antigas, passagens musicais interessantes. Um filme onde predominam as cores intensas, refletindo a fauna da região (especialmente condores, pumas, llamas), a flora, e costumes da região. Está repleto de aventura nas travessias por cima das nuvens, batalhas com os conquistadores europeus, e referências a rituais milenares. Cenário e indumentária que fortalecem ainda mais o protagonismo dos pequenos, heróis da película.

Para um trabalho tão bem acabado, o cineasta Juan Antín investigou no campo antropológico e etnográfico. Trabalhou por quatorze anos no desenvolvimento do projeto. O saldo é um trabalho especialmente educativo, ainda que com o objetivo maior de entretenimento, e de grande sensibilidade e lirismo. Não é por menos que ganhou uma indicação ao prêmio César Award, de melhor filme de animação.

Pachamama (França-Luxemburgo-Canadá / 2018)
Direção: Juan Antín. Roteiro : Juan Antín, Patricia Valeix, Nathalie Hertzberg e Olivier de Bannes. Música: Pierre Hamon. Edição : Benjamin Massoubre. Duração : 72 minutos

Acesse aqui o filme Pachamama no catálogo da Netflix

______________________
Com LaNación

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *