subscribe: Posts | Comments

leader

Da janela do meu quarto…

0 comments

Na quinta (8), Foz do Iguaçu recebe a peça “Não Vejo Moscou da Janela do Meu Quarto”. O espetáculo premiado faz turnê por 13 cidades do interior do estado pelo Circuito Cultural do Sesi

No dia 8, quinta, o público iguaçuense receberá “Não vejo Moscou da janela do meu quarto”. A peça, vencedora do Prêmio Shell 2014, traz uma fusão uma fusão entre o universo dramático de Anton Tchekhov e o surrealismo literário de Julio Cortázar. O espetáculo faz parte do “Circuito Cultural”, uma iniciativa do Sesi Cultura Paraná que promove teatro num itinerário composto por 13 cidades do interior do estado no mês de agosto. Em Foz do Iguaçu, ela terá como palco o Cineteatro Barrageiros, no PTI – Parque Tecnológico de Itaipu, com inicío previsto para às 20 horas (Ônibus sairão da Central de Credenciamento na Barreira de Itaipu, a partir das 18h30).

No projeto Circuito Cultural, a montagem vai passar pelas cidades de Cascavel (6/8), Palotina (7/8), Foz do Iguaçu (8/8), Medianeira (9/8), Mercedes (10/8), Ampére (13/8), Francisco Beltrão (14/8), Pato Branco (15/8), Palmas (16/8), Guarapuava (27/8), União da Vitória (28/8), São Mateus do Sul (29/8) e Rio Negro (30/8). Em todas apresentações os ingressos serão solidários e serão trocados por 1kg de alimento não perecível uma hora antes do espetáculo. Vale ressaltar que todos os espaços estão sujeitos à lotação.

Teatro e literatura – É combinando elementos da peça “As Três Irmãs”, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, e do conto “Casa Tomada”, do escritor argentino Julio Cortázar, que o grupo Lasnoias & Cias coloca em cena o espetáculo “Não Vejo Moscou da Janela do Meu Quarto”.

No palco, os personagens Macha, Irina e Andrei vivem o cotidiano confinados em uma casa que, aos poucos, vai sendo invadida por algo ou alguém que não se revela. Em paralelo, anseiam por uma viagem a Moscou – cidade presente na memória afetiva deles e um lugar cada vez mais distante.

O processo de isolamento expõe as relações sensíveis que unem as personagens entre si com o passado e o “lá fora” obscuro – provocando um deslocamento da ação para um registro de irrealidade, humor e suspensão poética. Em cena, esse isolamento ocorre na medida em que atores e cenários percorrem o espaço do palco, de onde vão sendo gradualmente expulsos.

Um dos temas de destaque do espetáculo colocado em discussão é a questão dos imigrantes, de pessoas que são expulsas de seu lugar de origem e da tentativa de habitar dignamente um novo espaço. O grupo enfatiza que a peça busca promover a seguinte reflexão: “que forças nos movem a abandonar nossas raízes e que forças temos que mover para seguir construindo as relações que nos mantêm vivos?”.

Peça premiada – “Não Vejo Moscou da Janela do Meu Quarto” recebeu o Prêmio Shell 2014 pela direção de Silvana Garcia e pela iluminação de Beto Bruel. Além de temporadas no Brasil, nos últimos anos o espetáculo tem circulado pela América Latina, tendo sido apresentado em importantes festivais no Peru e na Colômbia.

Serviço:
“Não vejo Moscou da Janela do Meu Quarto”
Circuito de teatro do Sesi Paraná.
Valor: Ingresso solidário – 1kg de alimento não perecível.
Classificação: 16 anos
Duração: 65 minutos

Locais:
• Cascavel: Data: 06 de agosto, às 20h
Local: Teatro Municipal Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro 905, Centro

• Palotina:
Data: 07 de agosto, às 20h
Local: Teatro Municipal Ludovico Riedi – R. Dom Pedro I. S/N

Foz do Iguaçu:
Data: 08 de agosto, às 20h,

Local: PTI – Cineteatro Barrageiros – Ônibus Saindo da Central de Credenciamento na Barreira à partir das 18h30 – Avenida Tancredo Neves, 6731

• Medianeira:
Data: 09 de agosto, às 20h
Local: Centro Cultural Arandurá – Av Brasil 1677, Centro

• Mercedes:
Data: 10 de agosto, às 19h30
Local: Casa da Cultura – Rua Dr. Osvaldo Cruz 677 – centro

• Ampére:
Data: 13 de agosto, às 20h
Local: Parque Santa Terezinha – 15 de Novembro, s/n – Centro

• Francisco Beltrão:
Data: 14 de agosto, às 20h
Local: Teatro Eunice Sartori – Espaço da Arte – Rua Octaviano T.dos Santos, 1121

• Pato Branco:
Data: 15 de agosto, às 19h
Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco – Rua Xingu, 833. Amadori

• Palmas:
Data: 16 de agosto, às 20h
Local: Centro Cultural Dom Agostinho Sartori – Av. Clevelândia 521 – Centro

• Guarapuava:
Data: 27 de agosto, às 20h
Local: Auditório Sesi Guarapuava – Rua Coronel Lustosa, 1.736

• União da Vitória:
Data: 28 de agosto, às 20h
Local: Auditório da Unespar – Praça Coronel Amazonas, S/N.

• São Mateus do Sul:
Data: 29 de agosto, às 20h
Local: Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) – Rua Manoel Cunha Bittencuort, 2100

• Rio Negro
Data: 30 de agosto julho, às 20h
Local: Cine Teatro Antonio Cândido do Amaral – Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070, Bairro Seminário

Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura /
www.facebook.com/sesiculturapr

__________________________
Assessoria

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *