subscribe: Posts | Comments

leader

“Território: nosso corpo, nosso espírito”

0 comments

Mulheres indígenas se preparam para primeira marcha nacional. Organização espera reunir 2 mil em Brasília.

“Território: nosso corpo, nosso espírito” é o mote da articulação histórica que pretende reunir 2 mil mulheres de povos indígenas de todo o Brasil para a primeira Marcha de Mulheres Indígenas. A manifestação tomará as ruas de Brasília se juntando à Marcha das Margaridas, no dia 13 de agosto, e dá prosseguimento a um calendário intenso de luta dos indígenas brasileiros.

A marcha marcará o encerramento do Fórum Nacional de Mulheres Indígenas, que tem início em 9 de agosto, quando é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O evento vai até o dia 12. A ideia é fortalecer as mulheres do campo e das florestas mutuamente “numa grande manifestação nacional em prol dos direitos e do protagonismo da mulher, a partir de uma nova visão de desenvolvimento sustentável e justiça social”, diz a convocatória.

Indígenas e margaridas

O tema da mobilização das mulheres reforça a relação dos indígenas com a terra como garantia da vida e foi escolhido no encontro de abril, marcando também o amadurecimento das vozes e reivindicações específicas das indígenas em meio aos ataques aos povos originários.

Para as mulheres, as principais ameaças aos povos indígenas, hoje, vêm do agronegócio, das mudanças climáticas, do machismo e do racismo.

As indígenas vão unir forças com as margaridas, que reúnem não apenas mulheres agricultoras, mas também quilombolas, ribeirinhas e indígenas.

Leia mais. Clique, aqui.

________________________
Da página
Marco Zero

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *