subscribe: Posts | Comments

leader

Da terra

1 comment

Plante uma árvore. Horto em Foz tem quatro mil mudas gratuitas para a população. Área florestal na Região Sul conta com uma trilha em meio à mata nativa e nascentes.

“Nesses tempos de céus de cinzas e
chumbos, nós precisamos de árvores
desesperadamente verdes.”

(Mário Quintana)

Antes de sustentabilidade ser um termo da moda – e o avanço das queimadas, uma preocupação global –, plantar árvore sempre foi um ato de generosidade. Cuidar da planta e acompanhar seu desenvolvimento são demonstrações de esperança e de futuro, fora os benefícios sociais, ambientais e para a saúde das pessoas que a árvore traz.

O Horto Municipal de Foz do Iguaçu conta com quatro mil mudas de árvores, que são distribuídas gratuitamente à população, de acordo com os gestores do espaço. São doadas até três plantas – com 1m80 de altura, em média – por pessoa (para cada RG), somente às quartas-feiras, no horário das 8h às 12h. O interessado precisa apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

As árvores são nativas da região. Ipê, oiti, pata-de-vaca, tipuana (amendoim-acácia), canela e brinco-de-ouro estão entre as espécies distribuídas, além das frutíferas graviola e ingá. As mudas estão prontas para serem plantadas, e a pessoa ainda recebe no horto explicações sobre a forma, os cuidados e o melhor local para o plantio.
São quatro mil mudas de espécies nativas à disposição do morador de Foz.

Criado em julho de 1977, o Horto Municipal atualmente faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura. Conforme o diretor de Abastecimento do órgão, Luiz Oliveira, responsável pelo espaço florestal, as mudas são entregues ao horto por proprietários de imóveis, atendendo a regras de compensação ambiental pela retirada de árvores no município.

“Além das mudas gratuitas para a população, essas árvores são plantadas em regiões próximas a rios e em espaços públicos da cidade, principalmente em escolas e centros de educação infantil”, frisa Luiz. O horto também conta com flores e plantas ornamentais para o paisagismo da cidade.

Mudas também são plantadas em áreas públicas, explica Luiz Oliveira, responsável pelo horto. (Fotos: Marcos Labanca)

Conforme o diretor, de 40 a 50 pessoas retiram, por semana, árvores no Horto Municipal de Foz do Iguaçu. O espaço ambiental possui uma equipe de cerca de 15 servidores, entre engenheiro agrônomo, técnico agrícola e estagiários.

Uma trilha no meio da mata

No Horto Municipal, trilha percorre a mata nativa.

Na área, uma trilha de mais ou menos 1,5 quilômetro percorre a mata nativa e limita-se a duas áreas de preservação permanente (APPs). O trajeto passa por nascentes – recuperadas e preservadas pela equipe do horto – e dois pequenos lagos. São águas irrigadas pelo Rio Ouro Verde, que corta a Região Sul da cidade e deságua no Rio Iguaçu, no Porto Meira.

Estudante de Agronomia e estagiário no horto, Roberto Domingos explica que a trilha é usada para ações de educação ambiental com professores, estudantes, escoteiros e outros coletivos. Pessoas maiores de idade e com equipamentos de proteção podem percorrer o caminho na mata, mas a equipe do Horto Municipal nem sempre pode acompanhar passeios individuais.

Conforme Roberto Domingos, trilha é usada para a educação ambiental.

“Nessas ações de educação ambiental, também fazemos o plantio simbólico de árvores na extensão da trilha, como parte das atividades que começam com a produção de mudas”, conta Roberto. Ele explica que coletivos interessados em percorrer a trilha podem entrar em contato com a direção do espaço para agendar a visita.

Horto Municipal de Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Carlos Kapfemberg, 611 – Vila Boa Esperança
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h30
Telefone: (45) 3521-9511

_____________________________
H2Foz / Paulo Bogler

468 ad
  1. Cynthia Lopes says:

    Tenho que voltar a Foz pra conhecer essa maravilha!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *