subscribe: Posts | Comments

leader

A Casa da Resistência Mbya Guarani

0 comments

Iniciativa autossustentável, em Puerto Iguazú, se junta às opções de turismo cultural da fronteira trinacional

Nos dias 29 e 30 de novembro, o empreendimento de turismo cultural chamado “Casa de Resistência Mbyá Guaraní”, de 600 hectares, será inaugurado na Vila Tupá Mbaé, em Puerto Iguazu, no lado argentino da fronteira trinacional. Trata-se de uma iniciativa de base comunitária, com o objetivo de aproximar os turistas da realidade e das lutas da comunidade M’bya Guarani.

Nilda Morínigo, líder da comunidade e filha do cacique, Miguel Morínigo, deu detalhes do que ele pretende se tornar uma nova atração turística para o destino, mostrando as peculiaridades da cultura e costumes do povo guarani de Mbyá.

“Estamos trabalhando neste projeto, que abriremos nos próximos 29 e no dia seguinte, 30, haverá um treinamento, especialmente para jovens”, disse Nélida, que também acrescentou que “colocamos esse nome porque nossa cultura está viva e queremos transmitir nosso conhecimento aos turistas ».

Áudio: Nélida Morínigo, vila de referência de Tupá Mbaé, Rádio Cataratas

.
Entre outros atrativos, a experiência contará com uma trilha de cerca de 40 a 50 minutos. Os guias, entre os quais Nélida, serão da própria comunidade Guarani. Na trilha, haverá armadilhas típicas, um exemplar de “palo rosa”, árvore nativa da região, de mais de 400 anos, e um mirante de onde o visitante podera ver o rio Iguaçu.

A jornada de capacitação prevista para o dia 30, tem um custo de US $ 300, que inclui almoço. A inscrição vai até o dia 27 e os interessados ​​podem entrar em contato com Nélida Morínigo, por telefone: 3757-577447 (Argentina).

Saudações de apoio ao povo boliviano

O cacique Miguel Morínigo disse que eles recentemente fizeram um post, em uma demonstração de apoio ao povo boliviano, em rejeição ao golpe de estado e em apoio aos povos originais daquele país vizinho.

Saiba mais da Casa de Resistência M’Bya Guarani, aqui.

____________________________
Da página El Independiente de Iguazú

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *