subscribe: Posts | Comments

leader

Limpo o rio

0 comments

Voluntários fazem mutirão de limpeza do Rio Jupira em Foz.

Voluntários vão retirar lixo das nascentes e do leito do rio (Foto: Divulgação )

Voluntários vão realizar neste domingo, 2, a partir das 15h, mutirão de limpeza da cabeceira do Rio Jupira. A ação será concentrada na Trilha do Vietnã, que fica na Vila A, com coleta de lixo das nascentes e do leito do rio.

A iniciativa é aberta para a comunidade. Embora não haja restrição de idade, não é recomendável a participação de crianças. O trabalho voluntário deverá durar de duas a três horas. Conforme a organização, haverá distribuição de mapas da região, água e frutas. Também está prevista roda de conversa sobre a bacia hidrográfica do Rio Jupira – que nasce dentro de área verde localizada na Vila A, entre a BR-277 e a Avenida Araucária – e diálogo acerca do descarte adequado de lixo eletrônico.

De acordo com a organização, pretende-se fazer uma triagem do material recolhido, para identificação da natureza da poluição. Ainda será realizado o registro fotográfico desse dejeto para fins de educação ambiental e apoio em palestras futuras.

Os objetos irão para a coleta seletiva. “Como a Vila A é atendida pela coleta seletiva, conforme informa a Secretaria de Meio Ambiente, reuniremos todo o material em um ponto estratégico para que se proceda à coleta e o município destine o lixo a local correto”, explica o geógrafo Dantas Duarte, um dos organizadores do mutirão.

O objetivo dos voluntários é estender a ação que será no Rio Jupira para outras cabeceiras e trechos de rios na cidade. O foco da iniciativa, neste momento, é atingir o maior número de pessoas e expor tanto a riqueza hídrica do município quanto os problemas que os rios enfrentam, afirmam os organizadores.

Clique nos mapas para ampliá-los.

_________________________
H2Foz / Texto: Paulo Bogler

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *