-
-
-
-
-
---
-
         
    
 
________________________________________________________________________________________________
 


Clique aqui
e leia outro texto publicado no Tirando de Letra

CONTO
___________________________________________________


a água e o ar

(*) Vanessa Campos Rocha

 

            A mulher quase não sabia do homem que começava a conhecer, mas juntava os pedaços e construía. Pensava nele como criança que foi, que era, que seria. E vislumbrava seus passos.

            Ela achava que ele queria mesmo ser um peixe. Porque admirava seus corpos moles e flexíveis e que nunca fechavam os olhos. Admirava o polvo com seus braços pensantes e que podiam ao mesmo tempo resgatar e expulsar.

            Por isso estudou um pouco de "ictiologia": é a ciência que se dedica ao estudo dos vertebrados e invertebrados aquáticos, de sangue frio. Mas depois não. O desejo de ser um deles foi se distanciando, como alguém que vira as costas e caminha pela praia.

            Foi sendo levado pela maré e nunca é de remar contra. Estava crescendo com idéias encaracoladas, com cachos suaves e amorenados e mãos alongadas e rebeldes. Disseram em seus atentos ouvidos que suas mãos eram de um talento, escolhidos pela vida e que elas que dariam sua serenidade.

            ELE: terra firme. Entrou em comunhão com sus mãos. Colava seus ouvidos para ouvi-las, o que poderiam dizer? Tanto. Foi como que domando e aceitando também. Antes de tudo queria ser objetivo, não só criativo.

            Viveu a idéia se materializando, fazia baús, portas e escadas. Tudo o que lhe vinha à cabeça. Tudo que suas mãos sonhavam. E conteve-se. Não conseguia fazer o que não era palpável. A madeira não sublima. Mas cria. Pensou em fazer o amor. E fez, um pequeno passarinho de madeira.

 

 

 

(*) Vanessa Campos Rocha é escritora, psicóloga e roteirista de cinema em Taubaté, SP. O conto "a água e o ar" faz parte do livro "Pequeno Tempo", editado pela autora no final de 2009.


______________________________________________________

Índice de Tirando de Letra

Voltar à página principal

 

 

 

 

 

 

APOIO CULTURAL:


 

 
 
Copyright ©2006 - 2006 - 2009 guata.com.br - Todos os direitos são reservados.