-
-
-
-
-
---
-
 
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Palestra na Unioeste abordará imperialismo e América Latina



 

Evento será realizado na terça-feira, dia 10, às 19 horas,
no mini-auditório e tem o apoio da Associação Guatá.

Os governos de esquerda da América Latina representam uma resistência real ao imperialismo norte-americano no continente? Há governos realmente de esquerda no continente? O presidente Barack Obama vai atenuar os avanços imperialistas dos EUA no mundo? Esses são algumas das questões a serem levantadas na palestra “A luta anti-imperialista”, que será realizada na próxima terça-feira, dia 10, no campus de Foz do Iguaçu da Unioeste.

O tema será dissecado pelo advogado e vice-presidente da Casa da América Latina, que vem a fronteira a convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. O evento será realizado no mini-auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e tem apoio da Guatá - Cultura em Movimento e do Megafone - Cidadania na comunicação. A entrada é gratuita.

Militante da esquerda brasileira, Ivan Pinheiro, em 1964, ano do golpe militar, aproximou-se do Movimento Revolucionário Oito de Outubro MR-8. Manteve-se no MR-8 até meados da década de 1970. Depois do refluxo da luta armada no combate ao regime militar, ingressou no processo político legal. Após desligar-se do MR-8, fez contato com o Partido Comunista Brasileiro na clandestinidade, no qual ingressou em 1976 e jamais se afastou.

Segundo Ivan Pinheiro, países como Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua e outros mostraram que é possível combater o neoliberalismo e o imperialismo.

“Precisamos nos mobilizar para dar solidariedade a estes países, divulgar suas conquistas para toda a população da América Latina”, completou o militante.

Para a doutora Silvana Aparecida de Souza, professora da Unioeste, o debate sobre a América Latina é fundamental para a comunidade iguaçuense em virtude da localização geográfica estratégica de Foz do Iguaçu. A cidade, freqüentemente, está envolvida em discussões que envolvem a ofensiva dos EUA na América do Sul, como a questão do terrorismo e bases militares, argumentou.

“Além disso, é preciso encarar a tarefa da necessária organização da esquerda na América Latina, apostando na assertiva da análise de conjuntura realizada por Robert Kurz em uma de suas últimas vindas ao Brasil, quando avaliou que, desta vez, parece que a periferia é que mostrará ao centro a direção da crise”, afirmou Silvana.

A instituição - A Casa da América Latina tem como objetivo apoiar todos os movimentos populares e governos latino-americanos que lutam contra a miséria e a opressão. Participaram do ato de fundação da entidade, em 2007, nomes como César Benjamin, Chico Alencar, Emir Sader, Oscar Niemeyer, Plínio de Arruda Sampaio e Vito Giannotti.

(Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Paraná - Subseção Foz do Iguaçu)

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

Copyright © 2007 guata.com.br - Todos os direitos são reservados.