-
-
-
-
-
---
-
 
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Oficina de Roberto Innocente aquece programação teatral de Curitiba

Em parceria com a UFPR, o grupo Arte da Comédia
visa difundir técnicas de seu teatro popular.

O instigante universo da comédia teatral está sendo desvendado em duas oficinas do grupo Arte da Comédia, ministradas em março. A primeira, "O mundo de Arlequim", visou aproximar os alunos às técnicas da Comédia Dell"Arte, de um modo geral. Ja´na segunda, que se dará entre 24 a 26 de março, o diretor italiano Roberto Inocente falará sobre as técnicas da comédia, desde seu berço, na antiga Grécia e Itália, até os dias de hoje, além de muitas atividades práticas.

Segundo Roberto, a formação do ator e da atriz na comédia passa pelo domínio de algumas técnicas teatrais, como: mímica e pantomima, clownerie (palhaço), comédia dell´arte e a técnica stanislawskiana.

Essas técnicas permitem ao ator o desenvolvimento do corpo para o desenho do caráter de uma personagem, a habilidade para o jogo, o conhecimento da máscara e da relação entre personagens e, finalmente, a propriedade da verdade e do sentido do jogo teatral.

A oficina A Arte da Comédia é dividida em 3 módulos independentes, com duração de quatro horas cada: mímica, clownerie e stanislavski. O aluno tem a possibilidade de personalizar o próprio curso, freqüentando somente os conteúdos que os interessam.

De acordo com Roberto Innocente, “a Comédia dell’Arte é um dos momentos mais importantes do teatro de todos os tempos. Se a Comédia dell’Arte é por si só um gênero entregue à história, não o são, de mesma forma, seus ensinamentos que, ao contrário, constituem uma base fundamental para todo ator e atriz modernos que queiram afrontar com conhecimento e preparação qualquer modalidade do teatro contemporâneo. O ritmo, a improvisação, os caracteres, a máscara, a corporalidade da cena, a habilidade do ator, o jogo fantástico do qual é feita a comédia dell’arte foram e continuam sendo uma base imprescindível para uma formação séria para o ator de teatro”.

Os cursos têm a chancela da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e terão diploma de curso de extensão da UFPR.

_____________________________________________________________

Sobre Roberto Innocente

Nascido na Itália, em 1957, Roberto Innocente formou-se na Accademia Veneta dello Spettacolo em Padova e, desde 1985, passou a trabalhar profissionalmente como Ator, diretor, dramaturgo, cenógrafo e professor de teatro e direção (inclusive direção da Ópera lírica). Estudou também com Ferruccio Soleri (comédia dell’arte), Dario Fo, Marise Flasch, Irmãos Colombaioni, Loriano della Rocca (Thadeus Kantor), Grazia Manconi, Nico Pepe, Carlo Boso, Y. Lebreton, Checco Rissone (Piccolo di Milano), Gianfranco de Bosio (Piccolo di Milano), entre outros.

Desde 2006, Roberto Innocente está no Brasil, onde dirigiu até agora 10 peças (Teatro Guaíra, Camarada Antiqua, Palavração, Ator Cômico entre outras). Coordena, desde 2006, o Grupo Arte da Comédia (Gralha Azul 2007 melhor direção e melhor espetáculo) e ministra oficinas e cursos de teatro em Curitiba e no Rio de Janeiro (Casa das Artes de Laranjeiras, Grupo Moitará).

SERVIÇO:

Oficina “A Arte da Comédia”
– técnicas para comédia – clownerie, mímica clássica e Stanislavski.

Ministrante: Roberto Innocente
Dias 24, 25 e 26 de março. Horário: das 9h às 13h

Local: Prédio histórico da UFPR – Praça Santos Andrade – Rua XV de Novembro, 3º andar – sala do curso de teatro.

Inscrições e informações: coordenação do curso de teatro da UFPR:
(41) 3310 2740 ou 9945 1042, artedacomedia@gmail.com

Investimento: R$ 55,00 por módulo. R$ 150,00, para o três módulos.

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

Copyright © 2007 guata.com.br - Todos os direitos são reservados.