Inscrições abertas para o seminário
Cultura, Cidade e Desenvolvimento
A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Ministério da Cultura, promove nos dias 27 e 28 de agosto, o seminário “Cultura, Cidade e Desenvolvimento”, com o propósito de discutir as políticas culturais e as ações de investimento cultural público e privado. O encontro acontece das 9h às 18h, no Capela Santa Maria – Espaço Cultural. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Fundação Cultural de Curitiba, clicando aqui.
O seminário tem como meta reunir representantes de empresas, secretários de cultura municipais e estaduais, produtores culturais, classe artística e demais interessados na área. Entre as presenças confirmadas estão a dos representantes do Ministério da Cultura, Célio Turino (secretário de Cidadania Cultural) e José Luiz Herencia (secretário de Políticas Culturais), e da pesquisadora Lia Calabre, da Fundação Casa Rui Barbosa. Para discutir o tema no âmbito da iniciativa privada, participam representantes da Caixa Econômica Federal, Grupo Votoratim, Natura, BNDES, entre outras empresas.
Políticas culturais são propostas, ações e programas desenvolvidos por órgãos públicos, organizações não-governamentais e empresas privadas, com o objetivo de suprir as necessidades da população no campo da arte e da cultura, promovendo a produção, distribuição e divulgação de ações, bens e serviços culturais. O evento debaterá especialmente a política de lançamento de editais. Além disso, serão abertas discussões sobre a economia da cultura e sua parcela de importância no panorama geral do setor.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 27 – quinta feira
09h – Entrega de crachás e receptivo /
Coffe-break
10h – Abertura do evento com presença do Secretario Executivo do MINC,
Alfredo Manevy e Prefeito Beto Richa.
10h50h – Palestrante Secretário José Luis Herência -
Tema: “Economia da Cultura – Política Cultural”
12h – Almoço
13h30 – Palestrante Secretário Célio Turino -
Tema: “Cultura Viva - Pontos de Cultura”
14h20 – Palestrante Fred Maia -
Tema: “O Programa Mais Cultura, Conferência e Sistema Nacional de Cultura”.
15h10 – Coffe-break
15h30 – Palestrante Lia Calabre -
Tema: “História das Políticas Culturais no Brasil”
16h20 – Palestrante Andréa Gomes da Silva -
Tema: “Cultura em Números – Índice de Gestão Cultural dos Municípios da Região Sul”
17h10 - Lançamento da publicação “Cultura em Números”, no Paraná, de Andréa Gomes da Silva.
18h – Encerramento dos trabalhos do dia.
Dia 28 – Sexta feira
9h – Abertura dos trabalhos - Presidente da Fundação Cultural de Curitiba -
Paulino Viapiana
10h – Coffe-break
10h20 – Palestrante Leandro Valiati -
Tema: “A Economia da Cultura no contexto da reabilitação urbana: evidências em termos de valor econômico-cultural”
11h10 – Palestrante Fabio Kobol -
Tema – “Observatório dos Editais e PRODEC – Programa de Desenvolvimento da Economia na Cultura.”
12h – Almoço
13h30 Palestrante Caixa Econômica Federal – Karin Gaeski -
Tema: “Política Cultural da Caixa”
14h20 Palestrante Votorantim – Diogo Quitério -
Tema: “Ação Cultural Votorantim”
15h10 – Coffe-break
15h30 – Palestrante (à confirmar)
16h20 – Palestra e lançamento do livro “A Modernização em Construção – Políticas públicas e produção de música popular em Curitiba – 1971 a 1983”, de Ulisses Quadros de Moraes
17h10 – Encerramento
Serviço:
Seminário “Cultura, Cidade e Desenvolvimento”
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data: 27 e 28 de agosto, das 9h às 18h
Inscrições gratuitas no site www.fccdigital.com.br.
Informações: (41) 3213-7515 e seminario_info@fcc.curitiba.pr.gov.br