Transformações no jornalismo
são analisadas em congresso na USP
Questões como as mudanças na legislação, o ensino superior da carreira e o surgimento de novas formas de comunicação, como o Twitter, serão discutidos por jornalistas e pesquisadores no 7ºSBPJor, Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo, que acontece na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O evento ocorre de 25 a 27 de novembro, e é o principal fórum de debate e apresentação de pesquisas sobre jornalismo desenvolvidas nas universidades brasileiras.
O encontro ocorre anualmente e está na sua sétima edição, no entanto, é a primeira vez que a USP, maior universidade do país, recebe o evento, que já ocorreu em diversas universidades em cidades como Brasília, Salvador, e Florianópolis. Mayra Rodrigues, professora de jornalismo e uma das organizadoras do evento ressalta a importância da ECA sediar o SBPjor: “É o reconhecimento do nosso departamento, que foi um dos pioneiros no ensino superior do jornalismo, e é importante também para os alunos terem um contato com a pesquisa, a parte acadêmica do jornalismo”.
Esta edição tem como tema “A pesquisa em jornalismo em um mundo em transformação”, e conta com a presença de mais de 300 congressistas. Entre eles pesquisadores internacionais como Ibrahim Salleh do International Association For Media & Communication Research, que apresentará uma pesquisa sobre o jornalismo em países do Oriente Médio e do norte da África após suas independências. E também, Pamela Shoemaker, teórica da Syracuse University, e pesquisadora do conceito de Gatekeeping,o controle sobre a seleção de conteúdo exercido pela mídia e imprensa.
Allém das palestras há também mesas coordenadas com discussão de variados temas. Segundo Cláudia Lago, diretora administrativa do evento: “nas mesas coordenadas ocorrem importantes debates do encontro e aprofundam-se as discussões”. A programação pode ser conferida através do site http://sbpjor.org.br/evento/ .
HISTÓRICO - O Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo ocorre desde 2003, é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, fundada durante o congresso de Brasília em 2003, com a presença de 130 pesquisadores.
A Tabela a seguir mostra a evolução dos congressos nacionais da SBPJor.