• EXPOSIÇÕES
• TIRANDO DE LETRA
• UNS TOQUES
• POESIA SEMPRE
• REVISTA ESCRITA


 

 

IDENTIDADE
 

 

Língua e soberania

Em Ciudad del Este, fachadas de lojas
deverão contemplar idioma guarani espanhol.

 

A intendente da cidade paraguaia de Ciudad de Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Brasil, deu prazo de 60 dias para que os comerciantes locais modifiquem as placas, fachadas e letreiros de seus estabelecimentos que não estejam utilizando pelo menos uma das duas línguas oficiais do país, o guarani e o espanhol.

A decisão foi tomada em um momento de forte apelo nacionalista entre os paraguaios, que acabam de celebram os 200 anos da independência do país vizinho. Mais ainda, passou a vigorar, recentemente, uma lei nacional que exige que o idioma guarani tenha a mesma condição do castelhano, em todos os atos administrativos e na prática social e cultural.

A localidade de Ciudad del Este é conhecida pelo forte comércio de produtos importados, procurados principalmente por brasileiros. Desta forma, grande parte das lojas do município apresenta os seus produtos, promoções e destaca a identidade visual dos comércios em português.

A intenção da intendente, cargo que equivale no Brasil ao de chefe do executivo municipal, não é proibir o uso do idioma praticado pelos brasileiros, mas garantir a soberania e o cumprimento das leis nacionais paraguaias no processo de integração fronteiriça.

Com isso, as empresas terão de publicar a mesma informação em português e em pelo menos um dos idiomas oficiais que vigoram no Paraguai.

 

_______________________________
(Guatá/Paulo Bogler)


Voltar à página principal



    

 
 

APOIO CULTURAL:


 

 

 
 
 
 
Copyright © 2006 - 2011 guata.com.br - Todos os direitos são reservados.