-
-
-
-
-
---
-
         
    
_______________________________________________________________________________________________________
VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

 


DE PASSAGEM:

••••

Clique aqui
e conheça a versão eletrônica da revista Escrita Guatá

CADASTRO
___________________________________________________

Cultura mapeada
Grupos de artistas paranaenses podem
participar de inventário cultural do Sesc.

          

Reunir em um só banco de dados, informações sobre as expressões artísticas e culturais produzidas no Estado do Paraná, bem como, a diversidade, a distribuição geográfica e o histórico de atuação dos respectivos produtores e artistas. Música, teatro, dança, folclore, enfim, a arte encontra visibilidade através do projeto “Inventário Cultural”, mantido pelo Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc/Pr).            

O conjunto de informações reunidas nesta espécie de fichário cultural é concebido como um instrumento a serviço de artistas e produtores, buscando contribuir com a efervescência, a troca e o movimento da cultura por todo o Estado. Quer dizer, o “Inventário Cultural” propõe-se a ser um bem cultural, auxiliando na elaboração de políticas e ações destinadas aos próprios agentes da cultura paranaense.
           
Trocando em miúdos, a meta do Sesc é empregar os dados contidos no inventário para promover espetáculos, encontros, festivais e todas as formas possíveis de produção artística e cultual. Além disso, o projeto da instituição pretende alimentar a discussão conceitual sobre a cultura e suas formas de expressão. 
           
Até aqui, cerca de 730 grupos de várias regiões, entre bandas, circos,
orquestras e outras manifestações artísticas, já se inscreveram no “Inventário Cultural”.
           
Para ajudar na divulgação dos grupos e artistas e na difusão dos trabalhos cadastrados pelo projeto,o Sesc alimenta um portal na internet, onde estão disponíveis todas as informações sobre a iniciativa. No site, podem ser conhecidas as características de cada região paranaense, a arte e a produção cultural de cada lugar. Também estão disponíveis, informações detalhadas sobre todos os grupos cadastrados no projeto, além de ter espaço para o ingresso de nossos interessados no catálogo cultural.
             
Enxergando a cultura como “um conceito de trabalho”, e, restringindo o olhar às  “manifestações culturais de cunho tradicional e não tradicional, contidas nos termos “teatro”, “folclore”, “dança” e “música”, o  Sesc realizou levantamento a respeito das categorias “Grupos de Teatro”, “Grupos Musicais”, “Orquestras”, “Bandas”, “Corais” e “Grupos de dança” em todos os municípios do estado. Com isso, chegou-se a um diagnóstico onde é possível perceber os expoentes da produção cultural local, além de indicar possíveis áreas de investimento.            

COMO É? - Os grupos artísticos podem se inscrever no site projeto, através do formulário digital, descrevendo as características de sua produção. As informações são catalogadas e analisadas por professores da Universidade Federal do Paraná, técnicos do SESC da Esquina e pela antropóloga Zulmara Posse, e são veiculadas através do banco de dados do projeto.
           
            Clique aqui, para acessar o portal do projeto “Inventário Cultural”.


     (Guatá)


_______________________________________________________

Índice de Especiais

Índice Geral

Voltar à página principal

 

 

 

 

 

 

 

APOIO CULTURAL:


 

 

 

 
 
Copyright ©2006 - 2006 - 2009 guata.com.br - Todos os direitos são reservados.